Rio -  É o fim de uma era. Após 12 anos de dedicação e empenho, Raphaela Caboclo não é mais porta-bandeira do Império Serrano. Defendendo o pavilhão principal da escola há três Carnavais, a jovem sambista deixou o cargo de primeira porta-bandeira da Verde e Branco da Serrinha após reunião realizada na noite desta terça-feira.
Raphaela entregou o cargo no Império Serrano | Foto: Ricardo Almeida / Divulgação
Raphaela não é mais porta-bandeira do Império | Foto: Ricardo Almeida / Divulgação
Alegando motivos pessoais, Raphaela entregou para a direção da escola uma carta onde se despede da agremiação e de toda a comundidade imperiana. Mesmo com a decisão, a sambista segue sem destino no espetáculo carioca, continuando, em princípio, apenas como primeira porta-bandeira do Camisa Verde e Branco, de São Paulo.

"Foi uma decisão muito difícil. Foram 12 anos dedicados ao Império mas, na vida, nada é facil. Sei que muitos sacrifícios são necessários e acabei optando por essa despedida", disse Raphaela.

Com a saída, o Império Serrano perde a porta-bandeira que voltou garantir a nota máxima no quesito. Antes da dupla Raphaela e Alex, a escola da Serrinha passou alguns anos sem conseguir conquistar todas as notas máximas no bailado de seu casal principal.

Trajetória verde e branca

A caminhada de Raphaela Caboclo como porta-bandeira começou na Herdeiros da Vila, aos sete anos, mas logo a talentosa dançarina passou a integrar a escola de Madureira. Após completar o oitavo aniversário, a jovem sambista foi convidada por Neide Coimbra a fazer parte do Império Serrano.  Depois de dois Carnavais defendendo o pavilhão mirim, Raphaela se tornou terceira porta-bandeira da escola em 2006, foi promovida para o posto de segunda em 2007 e, faltando oito dias para o desfile de 2011, assumiu o posto principal junto ao pavilhão imperiano.
Raphaela passou 12 anos se dedicando ao Império Serrano | Foto: Ricardo Almeida / Divulgação
Raphaela passou 12 anos se dedicando ao Império Serrano | Foto: Ricardo Almeida / Divulgação
Confira, em primeira mão, a carta de despedida de Raphaela Caboclo:
"Rio de Janeiro, 16 de abril de 2013.

Ao Glorioso Império Serrano e amigos,

Ao longo desses quase 12 anos, fui muito feliz e tive o G.R.E.S. Império Serrano como uma extensão da minha casa. Cresci dentro da escola, aprendendo muita coisa, não somente como profissional do Carnaval  mas, principalmente, como ser humano. No entanto, por razões pessoais, entrego, a partir do presente momento, o cargo de 1ª Porta-Bandeira desta honrosa escola de samba, com a convicção de que sempre me empenhei e fiz o meu papel ao ostentar seu pavilhão.

Prefiro não citar nomes para não correr o risco de esquecer alguém, mas não poderia me despedir sem deixar o meu carinho e agradecimento a todos que acreditaram e lutaram por mim. Agradeço, em especial, a uma estrela que brilha no céu, a eterna Cigana Guerreira, Neide Coimbra, que deu oportunidade para uma menina de oito anos, até então fora da escola, crescer e construir uma história junto ao tão glorioso pavilhão imperiano. Sei, que mesmo de longe, sempre acreditou que aquela menina alcançaria o  maior sonho de uma porta-bandeira.

Não fiz apenas parte de uma escola com uma grande comunidade, ganhei uma família! Vós, vôs, tios, tias, primos e primas que, desde o princípio, me acolheram com  muito carinho. A cada dia ficava ainda mais fascinada com as belas histórias dos sambas de enredo e dos antológicos Carnavais desta agremiação, aprendendo a amá-la, respeitá-la e, com isso, me sentindo na obrigação de honrá-la.

“Sou Império, sou patente. Só demente é quem não vê”

Saio acreditando que este gigante, que, com tamanho chão, paixão e garra, sempre foi um grande pioneiro no Carnaval, não perderá toda sua essência vitoriosa independente de alguns resultados. Sei que estamos no lugar errado mas, mesmo de fora, continuarei uma incansável “Imperiana de Fé” na torcida por esta “SUPER ESCOLA DE SAMBA S/A”.

À Família Imperiana, toda luz e sucesso do mundo. Um abraço, Serrinha!

Com carinho;
Raphaela Caboclo"