Rio -  O prefeito de Nilópolis, Alessandro Calazans (PMN), prometeu, no dia 10, que vai instalar na cidade até o fim do ano o maior, proporcionalmente, sistema de controle de ruas por câmeras ruas do país. A promessa foi feita um dia antes de ele completar 100 dias de governo, quando fez um balanço positivo do início de sua administração.
Mas, por enquanto, a promessa é apenas intenção do prefeito. Ele confessou que nem sequer tem um projeto pronto e vai, primeiro, conhecer exemplos que deram certo em outras cidades.
Em Três Rios, as imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas em telões numa central de controle | Foto: Reprodução
Em Três Rios, as imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas em telões numa central de controle | Foto: Reprodução

Um deles é o de Três Rios, onde o sistema de controle das ruas por 53 câmeras, que ficam ligadas 24 horas por dia, foi instalado em fevereiro de 2010. Desde então, segundo informações da prefeitura, o número de crimes foi reduzido em cerca de 50%.
Por isso, o modelo adotado na cidade do Centro Sul Fluminense deve ser um dos primeiros avaliados por Calazans. Ele pretende conhecer também como funcionam as câmeras da Favela da Rocinha, na Zona Carioca.
Esta semana, Alessandro Calazans vai tanto a Três Rios como à favela da Rocinha. O objetivo, explica ele, será colher subsídios para o projeto de segurança que será apresentação em licitação.
Tamanho ajuda
Em Nilópolis, cidade que, com nove quilômetros quadrados é uma das menores em área do país, a meta é controlar 24 horas por dia as 14 entradas e saídas da cidade e suas principais ruas. “O projeto é totalmente possível por conta do nosso tamanho”, avali o prefeito, sem detalhar, no entanto, custos ou os investumentos necessários.