terça-feira, 16 de abril de 2013

Pontadas na cabeça: o que pode ser As pontadas na cabeça podem ser sinais de problemas graves de saúde. Conheça as principais causas desse sintoma.


Pontadas na cabeça: o que pode ser

As pontadas na cabeça podem ser sinais de problemas graves de saúde. Conheça as principais causas desse sintoma.
 
05 Votos 0 - Votar
comentarios (0)
As dores de cabeça estão entre os problemas de saúde mais comuns em todo o mundo. Segundo especialistas, 40% das pessoas sofrem pelo menos uma dor aguda a cada ano. As pontadas na cabeça podem ser confundidas com uma simples dor de cabeça, porém é necessário ficar atento, já que elas podem indicar sérios problemas de saúde. Saiba mais sobre o assunto e veja o que podem ser pontadas na cabeça.
609272 As enxaquecas podem provocar pontadas na cabeça. Foto divulgação Pontadas na cabeça: o que pode ser As enxaquecas podem provocar pontadas na cabeça. (Foto: divulgação)

Pontadas na cabeça

A dor não está no cérebro, como a maioria das pessoas pensa. O desconforto causado pela dor de cabeça pode atingir desde pele, músculos, veias, dentes e terminações nervosas. Se elachegar até as células cerebrais é porque não se trata de dor e sim de um problema mais grave.
Um bom diagnóstico deve levar em consideração as características apresentadas pela dor, que pode ser latejante, como se fosse uma pressão ou pontada, a intensidade, a área atingida, frequência e duração.
As pontadas na cabeça são problemas que acometem muitas pessoas. Elas podem ser indicativas de uma enxaqueca e até problemas mais graves como aneurisma cerebral. Por esse motivo merecem atenção e tratamento especiais.
609272 A pontada na cabeça pode ser indicativa de aneurisma. Foto divulgação Pontadas na cabeça: o que pode ser A pontada na cabeça pode ser indicativa de aneurisma. (Foto: divulgação)
Veja também mini AVC, sintomas 

O que pode causar pontadas na cabeça

  
1. Cefaleia tensional: é um tipo de dor de cabeça provocada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas e couro cabeludo, devido a fatores como estresse, má postura, ansiedade e insônia. Essa dor de cabeça de manifesta em forma de pontada, latejando e pressionando a cabeça. Pode afetar os dois lados, somente uma parte da nuca ou testa. A fotofobia é um sintoma presente nessa dor.
2. Enxaqueca: a enxaqueca é um tipo específico de dor de cabeça. Ela se caracteriza pela presença de pontadas, com grande intensidade, piora com a luz forte e barulho, podendo vir acompanhada de náuseas, vômitos e tontura. As dores normalmente pioram com a movimentação da cabeça e ao esforço físico. O problema é três vezes mais comum em mulheres e costuma ser hereditário.
3. Aneurisma Cerebral: é também conhecido como hemorragia cerebral ou derrame cerebral, provocado por uma dilatação anormal da artéria que leva sangue para o cérebro. Essa dilatação pode provocar a ruptura e extravasamento de sangue no cérebro. Os sintomas mais comuns de quem sofre aneurisma é a forte dor de cabeça, acompanhadas de pontadas, vômitos, convulsões, perda da consciência, dores na nuca, costas e outras regiões do corpo.
4. Tumor cerebral: os tumores cerebrais podem provocar pontadas na cabeça. Os exemplos mais comuns são os cânceres que provocam intensa dor de cabeça, acompanhada de vômitos, náuseas, formigamento dos membros, fotosensibilidade e outros. É preciso ficar atento para tratar o problema.
609272 As pontadas na cabeça podem ser sinais de problemas graves. Foto divulgação Pontadas na cabeça: o que pode ser As pontadas na cabeça podem ser sinais de problemas graves. (Foto: divulgação)
As pontadas na cabeça muitas vezes são confundidas com simples dores de cabeça, porém elas devem ser investigas, pois podem indicar sérios problemas de saúde. Os aneurismas, turmores cerebrais, enxaquecas e cefaleias tensionais são as principais causas de pontada na cabeça. Procure o médico ao persistirem os sintomas.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: