Rio -  Ao participar  ontem, em Volta Redonda, do lançamento do ‘Cluster Automotivo do Sul Fluminense’, o vice-governador Luiz Fernando Pezão anunciou que no próximo dia 6 de maio será inaugurado, em Resende, o parque destinado à instalação de uma cadeia de fornecedoras de peças para as montadoras da região.
O conglomerado de empresas reúne as quatro grandes companhias do segmento: MAN Latin America (Volkswagen), Michelin, Nissan e PSA Peugeot Citroën e Nissan.
“Avançamos em muitas questões. A duplicação da pista da Serra das Araras, por exemplo, terá novos projetos, pois a pista terá viadutos e túneis. Vai ser uma pista moderna, trazendo as marginais da Dutra até o Distrito Industrial de Queimados”, antecipou Pezão, sobre as obras de infraestrutura na região.
Já o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, disse que o estado atua em duas vertentes: capacitação de mão de obra e pesquisas industriais. “Procuramostratar com os municípios a reestruturação dos ensinos Técnico e Superior, com a ampliação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Resende, colocando cursos de capacitação na área metal-mecânica, a vocação da região”, explicou Tutuca.
Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira disse que o setor colocará mais de R$ 5 bilhões na região e que, com o cluster, haverá salto maior ainda nos investimentos automotivos.