São Paulo -  Em entrevista convocada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo nesta sexta-feira, o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Blazeck, divulgou o retrato falado de dois suspeitos de integrarem a quadrilha que na tarde da última quinta-feira ateou fogo e matou a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza (47) em seu consultório na cidade de São Bernardo, no ABC Paulista.
Delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Blazeck, exibe os retratos dos suspeitos ao lado do delegado da seccional de São Bernardo, Waldomiro Bueno Filho | Foto: Wanderley Preite Sobrinho / iG
Delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Mauricio Blazeck, exibe os retratos dos suspeitos ao lado do delegado da seccional de São Bernardo, Waldomiro Bueno Filho | Foto: Wanderley Preite Sobrinho / iG
“A crueldade está traduzida na ação, mas a motivação nós só teremos depois que todos forem presos”, afirmou o delegado-geral, que aposta em um quarto “elemento” ainda não identificado.
Ao lado do delegado da seccional de São Bernardo, Waldomiro Bueno Filho, Blazeck pediu a ajuda da população e da imprensa para divulgar os retratos falados dos suspeitos de ajudarem Jonatas Cassiano Araújo (21), “reconhecido por seis testemunhas”: “o carro da vítima foi encontrado em uma garagem utilizada por Jonatas.”
De acordo com a polícia, a primeira parte do trabalho está concluída: os principais suspeitos já foram identificados e as condições do crime foram esclarecidas. “O próximo passo será a prisão.”
Os investigadores têm indícios de que essa mesma quadrilha assaltou outros dois consultórios: um em Diadema (ABC Paulista) em outubro do ano passado e outro na capital paulista no último dia 18. Além disso, o mesmo tipo de arma utilizada contra Cinthya (um revólver prateado) e o uso de tortura psicológica também marcaram essas ocorrências.

Secretaria disponibilizou telefones para denúncias sobre os suspeitos: (11) 4368-0166 e (11) 4125-1377 | Foto: Wanderley Preite Sobrinho / iG
Secretaria disponibilizou telefones para denúncias sobre os suspeitos: (11) 4368-0166 e (11) 4125-1377 | Foto: Wanderley Preite Sobrinho / iG
“Os suspeitos apresentados hoje foram identificados na ocorrência do dia 18”, afirmou Blazeck. Outra pista é um veículo da marca Audi, em nome da mãe de Jonatas – já preso –, utilizados no crime “e apreendido na manhã de hoje”, segundo Bueno Filho.
Embora tenha pedido o auxílio da imprensa e da população, o delegado afirmou que a polícia investiga três endereços em que há “grande probabilidade” de os criminoso estarem. Ao classificar de “bárbaro” o episódio, Blazeck afirmou ser “uma questão de honra das policias de São Paulo prender o mais rápido possível esses elementos." Para isso, a secretaria divulgou os seguintes telefones para denúncias: (11) 4368-0166 e 4125-1377.
O caso
Os criminosos invadiram a clínica e dois deles roubaram o cartão de crédito de Cinthya para fazer um saque em um caixa eletrônico. Após constatarem que a dentista só tinha R$ 30 na conta, eles retornaram ao consultório, atearam fogo na vítima e fugiram.
Cinthya atendia uma paciente - cujo nome não foi divulgado - quando os criminosos apertaram a campainha. Um dos bandidos disse que precisava de atendimento odontológico e a dentista abriu o portão, momento em que mais dois criminosos invadiram a casa.
A paciente ficou com os olhos vendados durante todo o assalto e teve a bolsa, o celular e dinheiro roubados. Segundo o delegado seccional, a paciente - que não ficou ferida - conseguia ouvir a dentista gritando "não faz isso" e pedindo socorro. "Ela tentou apagar o fogo quando os bandidos fugiram, mas não foi possível. A dentista morreu em menos de três minutos."
As informações são do repórter Wanderley Preite Sobrinho, do iG