Rio -  Policiais realizam operação nesta quinta-feira para o cumprimento de 13 mandados de prisão contra uma quadrilha do Morro do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte. A ação, desencadeada pela Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Segurança (SESEG) conta com o apoio do Bope, Batalhão de Choque, batalhões do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE).
Cerca de 200 homens participam da ação, batizada de Pescador. Ainda não há informações de prisões ou apreensões. No fim da madrugada, tiroteio entre policiais e traficantes assutou moradores da região.
Após a prisão do traficante Luis Fernando Nascimento Ferreira, o Nando Bacalhau, a SSINTE iniciou uma investigação para o monitoramento da sucessão da facção criminosa que atua naquela comunidade. Após sete meses de investigações, as principais lideranças do Morro do Chapadão foram identificadas. O Bope está na comunidade para o cumprimento desses mandados.
Um dos mandados de prisão foi expedido contra Felipe Rodrigues de Lima, o Fu, Gordo ou Fufuca, apontado como chefe do tráfico da comunidade. Felipe é filho do traficante Ricardo Chaves Castro de Lima, o Fu da Mineira, atualmente preso no Presídio Federal de Catanduvas, em São Paulo, e cunhado de Nando Bacalhau.
Apesar da proximidade com Nando Bacalhau, foi identificado nas investigações que Fufuca não segue as diretrizes do criminoso preso, negando-se inclusive a dar dinheiro à família de Nando Bacalhau e enfatizando posse do território.
As investigações apontaram ainda que a quadrilha do Morro do Chapadão é responsável pelo aumento dos índices de criminalidade naquela região pela prática frequente de assaltos. De acordo com os policiais responsáveis pelas investigações, a quadrilha age com extrema violência, inclusive contra os próprios moradores.