Rio -  Policiais do 12º BPM (Niterói) e do Regime Adicional de Serviços (RAS) prenderam três homens e apreenderam um menor de 16 anos, acusados de roubar o proprietário de um carro, no fim da noite desta segunda-feira, no bairro de São Francisco, Zona Sul de Niterói, Região Metropolitana do Rio. Todos são do bairro de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Um quinto integrante da quadrilha fugiu. Uma pistola dourada foi apreendida. Os pertences das vítimas foram recuperados.
Segundo o sargento Leonardo Mercante, do 12º BPM, a guarnição dele fazia um patrulhamento de rotina em São Ferancisco, nas proximidades da comunidade da Grota, por volta das 23h30, quando foi informada por um taxista que um casal estava sendo vítima de um assalto próximo dali. A luminosidade do giroscópi da viatura forçou a fuga dos bandidos e evitou que um auditor de 70 anos, morador de Niterói, não fosse levado pelo bando.
"Um Gol vermelho deu uma freada na frente do meumcarro. O motorista saiu do veículo com uma pistola dourada. Tive a arma apontada o tempo todo pro meu rosto. Abriram a porta de trás do Gol para me levar. Implorei que não fosse com eles. O giroscópio da polícia fez com que eles tivessem que fugir", relembrou o auditor, que estava com uma mulher no CRV Honda. Eles nada sofreram. Os criminosos fugiram levando pertences pessoais deles. "Pensei, 'chegou a minha vez'. é muito duro passar por isso. Nasci de novo", completou.
Com a fuga, os PMs passaram a perseguir o Gol placa KPA-3387, da cidade de Trajano de Moraes, no Centro Fluminense. Com apoio de colegas do RAS e de outras unidades do 12º BPM, o grupo foi cercado na Rua Noronha Torrezão com a Rua 22 de Novembro. Houve troca de tiros e os marginais conseguiram furar o bloqueio. Uma viatura foi atingida por disparos.
Cinco quilômetros depois do início da perseguição, o motorista do Gol perdeu a direção e bateu num poste e em um muro na esquina das ruas Desembargador Lima Castro e Soares Miranda, no bairro do Fonseca. Carlos Artur Pereira de Santana, de 20 anos, Alan Machado, 22, e Eduardo Logato dos Santos, 27, foram presos e o menor de 16 apreendido. Um quinto integrante do grupo conseguiu fugir. Segundo os policiais, Carlos estava com a pistola calibre 45 dourada e é apontado como o homem que fez os disparos contra os PMs durante o cerco.
Quadrilha é de Duque de Caxias
De acordo com o sargento Mercante, os presos e o menor são moradores de Saracuruna, em Duque de Caxias. Segundo contaram os acusados, eles foram convidados pelo dono do Gol, morador de Niterói, a praticar assaltos na cidade. Uma carteira de habilitação foi encontrada dentro do veículo usado pela quadrilha, que consta em situação regular. O proprietário será chamado a depor. Também foram apreendidos ainda um coldre, quatro telefones celulares e um relógio, além da pistola dourada.
O auditor que foi vítima do bando agradeceu a atuação da PM no caso. "Em 20 minutos resolveram tudo: recuperaram meu carro, recuperaram os pertences, fizeram as prisões e trouxeram tudo aqui pra delegacia. Gostaria de agradecer muito e publicamente a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro", disse, emocionado.
Segundo a delegada Helen Sardenberg, adjunta da 77ª DP (Icaraí), central de flagrantes da região, os quatro foram autuados por roubo e porte ilegal de arma. Vítimas de assaltos em Niterói serão chamadas para tentar identificar por foto a participação dos envolvidos em outros crimes no município.
Polícia Civil prende quatro acusados no Cavalão
Também nesta segunda-feira, policiais da 77ª DP prenderam quatro acusados de envolvimento com o tráfico de drogas no Morro do Cavalão, em São Francisco, Zona Sul de Niterói. Durante a operação foram apreendidas uma metralhadora, uma pistola 9mm, um revólver calibre 38 e munição, inclusive para escopeta calibre 12.