Rio -  Depois de guerrear em Tróia, Ulisses enfrentou inúmeras aventuras no retorno a Ítaca, que durou nada menos do que 17 anos. Nos trens do Rio de Janeiro, 450 mil pessoas também vivem dias de heróis mitológicos, já que se deparam com uma verdadeira odisseia na volta para casa. A comparação é feita pelo espetáculo ‘In_Trânsito’, que fará dos vagões da Supervia o palco de sete atores da Companhia Marginal, da Maré, a partir de amanhã.
Sete atores da Companhia Marginal vão levar espetáculo aos vagões | Foto: Divulgação
Sete atores da Companhia Marginal vão levar espetáculo aos vagões | Foto: Divulgação
As sessões acontecem aos sábados e domingos, às 15h, e segundas-feiras, às 14h. O ponto de partida é a estação Central do Brasil. “Na peça, o próprio espectador assume o papel do Ulisses. Na verdade, o personagem principal é o passageiro viajante. A viagem dele também não é tão fácil. É cheia de situações inusitadas, surpresas e experiências. Propomos uma relação entre realidade e mito”, explica Isabel Penoni, uma das diretorasdo espetáculo, que passa pelas estações Bonsucesso, Triagem, Manguinhos e São Cristóvão.
O objetivo da peça, explica Isabel, é abrir a percepção do passageiro para o que acontece ao redor. “O espetáculo entra na rotina das pessoas, que muitas vezes fazem o trajeto quase que de olhos fechados. O objetivo é abrir janelas, intervindo nesse jeito mecânico, individualizado e fechado em si mesmo”, conclui.
Serviço:
Estação Central do Brasil - Plataforma 12. Sáb e dom, às 15h. Seg, às 14h. R$ 3,10 (valor do bilhete para uma viagem). Livre. 120 min. Até 13 de maio.