Rio -  Frente à grande importância do que se debateu este mês em audiência pública na Câmara Municipal, a respeito de um centro de convenções no novo empreendimento que se discute para a Marina da Glória, o Rio Convention & Visitors Bureau não poderia deixar de se manifestar. Há muito tempo constatamos a necessidade de novos espaços do tipo no Rio.
Centros de convenções dos mais variados tamanhos são construídos nas mais importantescidades do mundo para dar apoio às atividades econômicas, culturais e comerciais, que estimulam a geração de renda, empregos e o desenvolvimento social.
Os mercados de eventos movimentam grande fluxo de viajantes. A demanda é grande e muito exigente em qualidade, acessibilidade e localização, além de opções agregadas de gastronomia e entretenimento. É indiscutível que o destino que ofereça um centro de eventos próximo ao Centro da cidade e aos principais pontos turísticos ganha muito em competitividade.
Além disso, o Centro de Eventos projetado na Marina da Glória fará com que aquele equipamento tenha soluções arquitetônicas de padrão internacional e ainda deixará à mostra não só nossa capacidade para sediar eventos, mas também a beleza de um espaço que foi um dos responsáveis pelo Rio conquistar o título da Unesco de Patrimônio da Humanidade (PaisagemCultural).
Por fim, por suas dimensões, de pequeno a médio porte, podemos considerar esse centro mais como um centro cultural e de entretenimento do que propriamente um centro de convenções, mantendo em nível aceitável o impacto paisagístico e ambiental — os responsáveis têm como plataforma principal o respeito à legislação e exigências do Iphan para a área.
Paulo Senise é diretor-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau