Rio -  Todos os dias muitos pais deixam seus filhos nas escolas e vão trabalhar, esperando que eles sejam bem tratados. E é isso o que vem acontecendo na rede municipal de ensino de Paraíba do Sul. Além do excelente ensino desenvolvido nas unidades, os mais de 6.000 alunos matriculados nas creches e escolas da cidade contam diariamente com uma alimentação balanceada e de qualidade.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
cuidado com a merenda escolar servida aos alunos começa já na compra dos alimentos. Além da exigência por um alto padrão, a compra é feita gradativamente, respeitando um período de tempo para que as dispensas das escolas não acumulem muitos alimentos e, com isso, os mesmos tenham seus prazos de validade vencidos.
O armazenamento dos alimentos nas 29 unidades educacionais de Paraíba do Sul – 20 escolas, oito creches e um Núcleo Municipal de Educação Especial (NUMEES) – tambémrespeita normas específicas para que os mantimentos não estraguem.
O cardápio, padronizado, é elaborado pela nutricionista Carolina Durões, levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e o bem-estar durante o período em que permanecem na Unidade Escolar. As merendeiras recebem cursos profissionalizantes e de capacitação constantemente.
Nas unidades escolares municipais as crianças recebem até cinco refeições por dia. Nas escolas de ensino regular, os alunos contam diariamente com café da manhã e almoço- para os que estudam no turno da manhã, e almoço e lanche- para os que estudam no turno da tarde. Nas creches e escolas de t empo integral, os pequenos sul-paraibanos recebem cinco refeições por dia: Café, colação, almoço, lanche e jantar.
Alimentos sempre frescos
Outro dado importante sobre a merenda oferecida aos alunos da rede de ensino de Paraíba do Sul se refere à procedência dos legumes e verduras: todos são produzidos no próprio município, comprados dos produtores locais.
Além de movimentar a economia da cidade, a medida tem ainda outro grande benefício: a qualidade dos vegetais. Sem a necessidade de grandes deslocamentos, como acontece na maior parte dos municípios, os alimentos chegam às mesas das escolas sempre fresquinhos, conservando a maior parte de seus nutrientes.
Todo o cuidado com a alimentação da criançada é compensado com os sorrisos e a satisfação de cada um nos refeitórios das escolas municipais.
A diretora da Escola Municipal Andrade Figueira, Ana Maria Oliveira, afirma que a dispensa da escola está sempre abastecida. “A dispensa está abastecida, com carne, frutas e tudo mais que os pequenos necessitam. Eles recebem o cuidado e o alimento adequado com nutrientes que favorecem a alimentação deles – disse a diretora da unidade.