Rio -  Em uma mesma família, pai e filho chefiam grupos armados na mesma cidade: Niterói. Mas, enquanto o patriarca é policial civil, responsável pelo Setor de Investigação de uma delegacia, o filho é suspeito de chefiar o tráfico de drogas da favela Vital Brazil.
O suspeito foi preso na madrugada de segunda-feira, em Icaraí, com outros três. Estavam com armas e drogas em carro roubado. Segundo o delegado da 77ª DP (Icaraí), Mario Luiz da Silva, responsável pela prisão, Paulo Leandro de Andrade Figueira, o Leandrinho, 26 anos, era monitorado pela delegacia e contra ele já havia dois mandados de prisão expedidos por homicídio qualificado.
Leandrinho é acusado de tortura | Foto: Divulgação
Leandrinho é acusado de tortura | Foto: Divulgação
O pai de Leandrinho, policial há muitos anos, tentou convencer o filho a se entregar. “Ele soube através das nossas investigações. Infelizmente não conseguiu trazer o filho para o caminho correto” contou o delegado.
Na noite de domingo, foi organizada a Operação Sufoco para prender Leandrinho, que foi a um baile funk na comunidade Nova Brasília. Às 4h30, o carro em que os suspeitos estavam foi abordado. Houve troca de tiros.
Com Leandro foram presos Alex Felipe Braga Cabral Silva, 21 anos, que possuía mandado de prisão por roubo qualificado; Thiago Macedo Borges da Silva, 28; e Jonatas André Macedos dos Santos, de 20. No veículo os agentes encontraram fuzil 762, revólver calibre 40 e 59 cápsulas com cocaína.
Todos foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de armas e receptação. Leandrinho já tinha cinco anotações por homicídio qualificado, uma por tráfico de drogas e uma por tortura. Todos foram transferidos para a Polinter.

Reportagem de Athos Moura