Rio -  Desde a manhã desta segunda-feira, as comunidades Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cândido estão pacificadas. Entre os já conhecidos benefícios  que os moradores têm com a chegada da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), essas localidades, em especial, possuem uma característica que certamente será bem explorada. Localizadas no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio, elas ficam próximas aos acessos ao Cristo Redentor, o que provavelmente aquecerá o mercado turístico na região.
Proximidade ao Cristo Redentor certamente vai aquecer o mercado imobiliário na comunidade Cerro-Corá, com criações de alburgues e pousadas | Foto: Divulgação
Proximidade ao Cristo Redentor certamente vai aquecer o mercado imobiliário na comunidade Cerro-Corá, com criações de alburgues e pousadas | Foto: Divulgação
"Será muito positivo para os moradores. A pacificação pode gerar a criação de algumas pousadas, albergues, por conta da proximidade do Corcovado, que é o principal ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro", afirma Leonardo Schneider, vice-presidente da Secovi Rio.
O Cosme Velho, segundo as administradoras de imóveis, terá uma valorização de 20% a 50% nos apartamentos e casas. Sobre os bairros próximos como Laranjeiras e Largo do Machado, Leonardo Schneider não fala sobre números exatos, mas aposta no aquecimento imobiliário da região.
"Depende muito do mercado, mas a gente sabe que vai valorizar. Temos que esperar um pouco para ver o quanto será essa valorização, mas certamente vamos encontrar o mesmo resultado de outras pacificações, como o aquecimento no mercado de locação, vendas", diz Schneider, projetando de seis meses a um ano para ser detectada a valorização desta região da cidade.
No entanto, Leonardo Schneider acredita que mesmo com a pacificação, não haverá um boom de novos empreendimentos imobiliários no Cosme Velho e adjacências.
"Eu penso que não. O potencial todo de construção já foi tomado ali. No Cosme Velho tem muito casarão tombado", lembra.
33ª UPP contará com 190 policiais
A ocupação contou com 420 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e policiais do 1º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar. A 33ª UPP Cerro-Corá contará com 190 homens.