Dentre tantos jogadores e artistas, coube a um cidadão com menos flashes midíaticos dar o pontapé inicial no primeiro evento teste do Novo Maracanã, neste sábado. Antes do jogo entre Amigos de Bebeto e Amigos de Ronaldo, o operário piauiense Antônio Pereira, de 54 anos, foi o escolhido para dar o primeiro toque na bola do novo Maracanã.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Antônio Pereira deu o pontapé inicial do Maracanã | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Antônio conta que participou da reforma do Maior do Mundo para a Copa desde o começo e que quando a iniciou só pensava em deixar o estádio com uma bela cara.

''Cheguei para trabalhar no Maracanã em 23 de agosto de 2010, assim que saiu a permissão para iniciar a reforma. Lembro que pegamos uma kombi, eu e mais nove pessoas, inclusive o antigo Gerente da obra, que foi quem me convidou para trabalhar no Maracanã. Eu iniciei derrubando a arquibancada e só pensava que tinha que fazer uma reforma para deixá-lo tão lindo como era, e no sábado eu senti exatamente isso: que havia conseguido.'', afirmou o operário, que já trabalha em obras no Rio de Janeiro há 13 anos.

Após a conclusão, a homenagem. O operário conta que não sabia que estaria tão perto de craques que fizeram história tanto no estádio, quanto no futebol mundial.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Antônio com Bebeto | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
''Nunca pensei que daria o pontapé inicial do Maracanã, ainda mais para o Ronaldo. Quando vi aquele gente toda, me senti realizando o sonho de toda a galera que gosta do Maracanã. A felicidade era muito grande.'', disse Antônio, que chegou até a se sentir culpado pelo tempo que o Maracanã ficou sem jogos.

''Eu pensava: tirei a alegria deles por um tempo, já que o Maracanã teve que fechar para a reforma, mas no sábado senti que estava devolvendo toda a felicidade para a torcida. Fiquei feliz por ver que as pessoas se surpreenderam com o novo aspecto do estádio, e orgulhosos porque ajudei a transformar essa nova imagem'', afirmou.

Sobre as obras, o operário conta que sempre acreditou que apesar da demora, o estádio ficaria pronto, internamente, no tempo certo para a disputa da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

''Sim, sempre acreditei que a obra irá acabar no tempo determinado. E hoje me sinto uma pessoa importante e realizada por ser um dos trabalhadores que iniciaram essa reforma'', concluiu.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Antônio toca bola com Ronaldo | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Nas quatro linhas

Apesar de ter trabalhado no estádio, Antônio Pereira conta que jamais assistiu a uma partida no Maracanã. O operário diz que torce para o Vasco, que é o time da filha, Shirley, ela sim fanática por futebol.

''Tenho uma filha vascaína que é fanática e acabo torcendo junto com ela. E a emoção maior que terei será  quando assistir uma partida do time dela no novo Maracanã, no lugar que ajudei a reformar. Estou muito ansioso, já que nunca pude assistir a um jogo devido aos compromissos de trabalho, mesmo sempre sendo convidada pela minha filha'', disse Antônio, que aposta no título do Brasil na Copa de 2014.

''O esforço da gente aqui no Maracanã foi muito grande e a torcida brasileira é a maior de todas, além disso é a torcida que empurra o time'', concluiu otimista.