Estados Unidos -  O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que as autoridades ainda não sabem quem são os responsáveis pelas explosões ocorridas em Boston durante a maratona da cidade, que deixaram pelo menos dois mortos e quase cem feridos, mas que eles "serão descobertos e cairá sobre eles o peso da lei", afirmou.
O jornal The Boston Globe postou em seu canal no YouTube um vídeo que registra o momento em que ocorre uma das explosões:
"Ainda não sabemos quem fez isso, nem o porquê", disse Obama em uma breve declaração ao país feita na Casa Branca. "Mas não se equivoquem, chegaremos ao fundo disto e descobriremos quem o fez, saberemos por que o fizeram. Qualquer indivíduo responsável, qualquer grupo responsável sentirá todo o peso da justiça", acrescentou o presidente americano. Além disso, Obama afirmou que entrou em contato com o diretordo FBI, Robert Müller, e a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, para que "mobilizem os recursos necessários para investigar e responder".
"Informei aos líderes de ambos partidos no Congresso, e nos reafirmamos em dias como este que não há republicanos nem democratas, mas americanos, unidos em nossa preocupação com nossos compatriotas", ressaltou. Segundo a "CNN", o FBI já trabalha no caso como o faria perante um ataque terrorista, mas não foi informado quais linhas de investigação são seguidas pelas autoridades.
A polícia de Boston encontrou pelo menos dois artefatos explosivos que foram desativados de maneira controlada após as duas explosões ocorridas durante a maratona, e informousobre uma terceira explosão, na biblioteca presidencial John Fitzgerald Kennedy, mas não está claro se este fato está relacionado com as outras detonações.
As informações são da EFE