Paraná -  A Ford apresentou o New Fiesta Hatch 2014 com nova dianteira (grade como a do Novo Fusion, capô com vincos marcados e a volta dos faróis de neblina convencionais) para alinhar o modelo ao design global da marca. Traz opções de motores 1.5 16V Flex nas versões S e SE e o novo 1.6 16V Flex na SE e Titanium—ambos ganharam sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar.
Foto: Divulgação
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Automania testou as versões 1.5 SE manual e 1.6 Titanium PowerShift.
O interior dos modelos traz bancos dianteiros anatômicos, espaço limitado para as pernas de quem vai no banco traseiro (caso motorista e carona tenham 1,80 m ou mais) e volante com respostas rápidas e regulagem de altura e profundidade , o que facilita encontrar posição confortável de dirigir. Forrações de painel e teto foram simplificadas por questões de custo.
Na versão com motor 1.5, os 111 cv dão conta dos 1.108 quilos do hatch. O câmbio, manual de cinco marchas, tem engates macios e precisos e escalonamento que contribui para tornar o modelo ágil no trânsito urbano. O consumo médio foi de 8,5 km/l. Com este conjunto, o hatch faz de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h.

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Já a versão 1.6 ganhou duplo comando variável e independente de válvulas, que ajuda a proporcionar respostas mais rápidas ao acelerador em variadas faixas de rotação e passa a render 130 cv de potência —15 cv a mais que o 1.6 anterior. O motor sobra na versão automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem. Essa tecnologia mostra seu valor e proporciona trocas rápidas e suaves, além de garantir ainda mais diversão ao volante. O porém é que as trocas sequenciais são feitas via botão na alavanca, e fazem falta as borboletas no volante. Com este conjunto, o hatch faz de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h. Com câmbio Powershift o consumo foi de 9,5 km/l.

A suspensão tem molas e amortecedores com tempero mais firme, mas com boa absorção das irregularidades do asfalto. Isso reduz a inclinação da carroceria nas curvas e deixa o carro com ‘pegada’ mais esportiva.
O New Fiesta Hatch 2014 chega às concessionárias a partir de maio e tem preços que partem de R$ 38.990 (S 1.5) e chegam a R$ 54.990 (Titanium 1.6 com PowerShift).
O repórter viajou a convite da Ford