Estados Unidos -  O pesadelo do terrorismo voltou a apavorar os Estados Unidos: três pessoas morreram, entre elas uma criança de 8 anos, e estima-se que mais de 120 tenham sido feridas com as explosões de duas bombas, ontem, no final da Maratona de Boston. Entre os feridos, pelo menos 17 estavam em estado grave, entre elas oitocrianças, até ontem à noite. O FBI confirmou que a tragédia foi um ataque terrorista.
As explosões foram perto da linha de chegada, uma às 14h45 locais (15h45 de Brasília) e a outra, 15 segundos depois. Outros dois artefatos foram encontrados e desativados. Chegou a ser noticiado que uma terceira bomba explodiu na Biblioteca Pública John F. Kennedy, mas o diretor afirmou que foi um incêndio sem relação com os outros incidentes.
As explosões aconteceram quando milhares de corredores terminavam a 117ª edição da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897, e com cerca de 23 mil participantes. Pelo menos 131 corredores brasileiros participavam da prova, mas o Itamaraty afirmou que não há registro de vítimas do Brasil.
Foto: EFE
Foto: John Tlumacki / AP / Estadão Conteúdo
Segundo o jornal local ‘The Boston Globe’, seriam 115 feridos. Só o Hospital Geral de Massachusetts recebeu 19 vítimas. A tragédia aconteceu em um feriado no estado da Massachusetts, o Dia do Patriota.
A agência de aviação civil dos Estados Unidos fechou o espaço aéreo sobre a região de Boston. O comissário da polícia local, Edward Davis, recomendou que os moradores não saiam de casa e evitem locais com aglomeração de pessoas.
A polícia criou uma linha telefônica exclusiva para receber informações de testemunhas e pediu para que todos que tenham filmado o momento da explosão entrassem em contato para buscar pistas. O serviço de celulares foi derrubado, para evitar possíveis detonações remotas de explosivos.
Foto: EFE
Foto: EFE
‘O responsável vai sentir o peso da justiça’, diz Obama
Logo que soube da tragédia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para o prefeito de Boston, Tom Menino, e o governador de Massachusetts, Deval Patrick, para oferecer toda a assistência necessária. Por volta das 18h (horário local), ele fez um pronunciamento à nação.
“Ainda não sabemos quem fez isso ou por quê, e as pessoas não deveriam tirar conclusões antes que nós tenhamos todos os fatos”, disse Obama. “Mas não se enganem: vamos até o fim disso. E vamos descobrir quem fez isso. Vamos descobrir por que fez isso. Qualquer indivíduo que seja responsável — ou grupo — vai sentir todo o peso da justiça”, afirmou.
Obama também declarou que, além da ajuda federal aos governos locais para investigar os ataques, a segurança nos EUA foi reforçada “quando necessário”. Na capital, Washington, o espaço aéreo foi fechado e um cordão de isolamento foi posto em frente à Casa Branca, residência oficial do presidente. O Departamento de Polícia de Nova York aumentou a segurança nos principais pontos turísticos de Manhattan. Várias cidades americanas estão em estado de alerta. 
Assista ao vídeo do momento exato da explosão: