Rio -  Conhecida por ser um dos principais polos comerciais do estado, Nova Iguaçu também quer mostrar que tem potencial turístico. Para isso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mario Marques, pretende incentivar o ecoturismo no Parque Municipal da cidade e também em Tinguá, onde, segundo ele, o prefeito Nelson Bornier deseja construir um Centro de Convenções.
Secretário promete restauração e iluminação especial na Fazenda São Bernardino, além de visita com guias que contarão histórias do casarão | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Secretário promete restauração e iluminação especial na Fazenda São Bernardino, além de visita com guias que contarão histórias do casarão | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
“Acoplado a ele, seria construído um hotel através de incentivo fiscal que também será dado para quem quiser construir pousadas na região”, explica o secretário.
Praticamente abandonado, o Parque Municipal será uma das prioridades de Mario Marques. Com uma única entrada pela vizinha Mesquita, a ideia é criar um acesso pelo bairro Caonze. “Precisamos construir o acesso para que os iguaçuanos possam conhecer as belezas naturais do parque”, explica.
Mario Marques também promete recuperar parte da história da Fazenda São Bernardino, em Vila de Cava. “Vamos restaurar o que for possível e instalar uma iluminação especial, que vai destacar a arquitetura. Depois, vamos abrir a fazenda para visitação guiada”, promete o secretário.
A agência de turismo Aventureiros Nova Iguaçu fará, no dia 5 de maio, passeio histórico pela cidade. No roteiro estão a Igreja da Prata, Estrada Iguassú Velha, Fazenda São Bernardino, o antigo porto de Nova Iguaçu e a Estrada Real do Comércio. Os interessados devem reservar vaga no site www.aventureirosni.tur.br ou pelo telefone 3743-8930.