Rio -  Sempre que o final de uma novela se aproxima, Neusa Borges, a Diva de ‘Salve Jorge’, que termina em menos de um mês, fica aflita. Nos últimos 15 dias, a atriz foi internada no hospital Copa D’Or por duas vezes, com a pressão oscilando. As internações, segundo Neusa, foram pagas do seu próprio bolso, já que não possui um plano de saúde custeado pela Globo. “Tenho mais de 40 anos na casa e nunca tive um contrato. Por isso que eu digo: não mamo nas tetas da Globo. Se eu mamasse, pelo menos para ter um plano de saúde, poxa, até agradeceria”, desabafa ela, que teve um AVC na reta final da novela ‘A Vida da Gente’, em 2012. “É que eu fico preocupada, entro em pânico”, diz.
Atriz fala que prefere os garotões | Foto: João Laet / Agência O Dia
Atriz fala que prefere os garotões | Foto: João Laet / Agência O Dia
Apesar de ter embolsado R$ 600 mil da Unidos da Tijuca após cair de um carro alegórico, em 2003, e receber uma aposentadoria de três salários mínimos por mês, Neusa diz que não pode “se dar ao luxo” de parar de trabalhar. “Você recebe um dinheiro que não é todo seu. Tive que pagar impostos e dois advogados com a indenização”, conta ela, que usou parte do dinheiro para comprar uma casa para as filhas, Ondina, de 29 anos, e Priscila, de 31. A aposentadoria que recebe, lamenta, mal dá para pagar o condomínio do amplo apartamento que mantém em Copacabana. “Me aposentei com sete salários mínimos. Hoje, se ganho três, é muito. Vai defasando”, explica.
Neusa não entende como tantas famílias vivem apenas com um salário mínimo no país. Ela relembra, magoada, do episódio em que foi criticada pelo apresentador Gominho, no extinto ‘Muito +’, da Band. “Eu não sei como essas pessoas vivem, sinceramente.Naquela vez em que o Gominho perguntou por que eu não mudo de Copacabana para Bangu, fiquei chateada. Pqp, com 60 anos de carreira, por que tenho que morar em Bangu? Não posso morar em Copacabana?”, esbraveja. Ela fica indignada quando escuta por aí que está sempre reclamando. “É o que mais me irrita. Ficam dizendo: ‘Ah, lá vem a Neusa reclamar’. Vai para a pqp, c. Reclamo porque não tenho. Se eu tivesse, não reclamava, fico p. com isso”, dispara.
Aos 72 anos, ela garante que não é só lamúria. Após oito casamentos, a atriz não pretende mais se amarrar a ninguém. Quer aproveitar a vida com seus ficantes. “Não quero homem transitando na minha casa. Acho que casei oito vezes porque nunca quis ficar com ninguém. Odeio que me amarrem. Não caio nessa armadilha, sou uma mulher livre”, conta Neusa, que prefere os garotões. “Ultimamente, não tenho mais tanta exigência. Mas gosto de novinhos, nunca gostei de homem velho. INSS nas minhas costas? Nem pensar!”, gargalha.
A vida sexual de uma senhora setentona é intensa. “Se eu não tivesse (desejo sexual), aí ia querer morrer. Além de não ter trabalho, não ter desejo? Os homens quando ficam velhos, aos 60 anos, só querem saber de garotinhas. Algum tesão eles têm, nem que seja batendo punheta. Então, por que não vou ter?”