Rio -  A Gerência-Executiva Centro do INSS no Rio promove hoje e amanhã, na Central do Brasil, um mutirão de serviços voltados para contribuintes individuais, como empregadas domésticas e trabalhadores autônomos. O instituto montará uma agência em frente à estação ferroviária para tirar dúvidas, calcular o valor do recolhimento previdenciário em atraso e fazer inscrição no cadastro da Previdência Social. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, promovida pela gerência.
Pelo menos 15 servidores, entre pessoal administrativo do INSS e assistentes sociais, farão atendimento ao público das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento. Os interessados serão atendidos por ordem de chegada.
Segundo o gerente-executivo da Gerência Centro, Flávio Souza, a empregada doméstica vai poder verificar se os patrões recolhem a contribuição previdenciária em dia. Se constatar algum atraso, um servidor fará a conta e emitirá uma guia de pagamento. Esse mesmo serviço também será oferecido a segurados autônomos e a empreendedores individuais que passarem pelo local nos dois dias.
SEM PERÍCIAS
A agência que será montada na Central terá capacidade para fazer 700 atendimentos em cada dia. Enquanto o segurado espera para ser atendido, ele vai assistir às palestras gratuitas sobre educação previdenciária.
Não serão feitas perícias médicas nem concedidos benefícios. Esses serviços necessitam de agendamento e montagem de estrutura mais complexa para o atendimento.