Rio -  Os homens não entendem as mulheres. A frase, que soa como habitual reclamação feminina, foi comprovada pela Ciência. Pesquisa do Hospital Universitário LWL, na Alemanha, constatou que eles têm o dobro de dificuldade para ‘ler’ as emoções delas do que as de outros homens.
Enquanto examinavam olhares tanto de mulheres quanto de outros homens, os pesquisados foram submetidos a ressonância, que mediu a atividade cerebral. Depois, tinham que escolher as emoções correspondentes aos olhares.
Atriz está no elenco de 'Salve Jorge' | Foto: Divulgação
Cristiana Oliveira | Foto: Divulgação
Segundo os cientistas, adivinhar os sentimentos femininos foi duas vezes mais difícil. Além disso, eles levaram mais tempo tentando interpretá-los. A justificativa pode estar na amígdala, parte do cérebro que ajuda a processar as emoções, que era ativada mais intensamente quando os homens olhavam para os olhos de outros homens.
Ex-jogador de futebol, Renato Gaúcho, 50 anos, afirma que consegue entender as mulheres, mas reconhece que é preciso paciência. Para ele, a objetividade dos homens os torna mais fáceis de serem compreendidos. “A maioria dos homens não tem paciência de entender o que a mulher tem”. A atriz Cristiana Oliveira, 49, defende que o universo feminino não é simples, mas que deve haver esforço do homem para compreendê-lo. Insensibilidade deles ou complexidade delas? Essa pergunta continua sem resposta.
Os homens são diretos e as mulheres, complexas
Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mirian Goldenberg explica que, na hora de expressar as emoções, os homens são mais simples e objetivos. A antropóloga defende que eles não são limitados para compreender as emoções femininas. Para ela, as mulheres são mais complexas, porque não se expressam diretamente e, muitas vezes, camuflam o que pensam e sentem. “Nessa pesquisa, se as mulheres participassem, elas também teriam mais facilidade em ler as emoções masculinas”, declara.
Para Mirian, há momentos em que as mulheres fingem os sentimentos com o objetivo de agradar e não se opor à opinião de outras pessoas. Segundo ela, a complexidade das mulheres é uma questão cultural e de educação. “Conheço muitos homens que falam que se sentem obrigados a entenderem o que as mulheres querem, mesmo que elas não falem o que desejam. A mulher fala talvez, muitas vezes querendo falar sim”, brinca.
RENATO GAÚCHO, ex-jogador
“O homem é direto. A mulher dá muita volta e isso irrita alguns. É preciso olhar com atenção e sentir quando elas estão ou não bem.”
CRISTIANA OLIVEIRA, atriz
“Nós assumimos muitas funções, tem ainda TPM e menopausa. Às vezes, é difícil entender o excesso de emoção. Eles devem se esforçar.”
NANDO CUNHA, ator
“Para entender o coração da mulher, é preciso conviver e ter paciência. O homem tem que ser maduro e saber lidar com as diferenças.”
VIVIANE ARAÚJO, modelo
“O segredo é não esperar o homem perceber, mas ser direta nos sentimentos. Homem não tem bola de cristal. Eu sou direta e franca.”
Reportagem de Beatriz Salomão