Rio -  A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Araruama ajuizou ação civil pública com pedido de ressarcimento aos cofres públicos da quantia de R$ 235 mil, doada pela Prefeitura de Araruama à escola de samba União de Jacarepaguá. A medida foi tomada porque não houve comprovação da aplicação da verba de patrocínio destinada ao desfile de 2005 da agremiação, que teve a cidade da Região dos Lagos como enredo.
Além da escola de samba, são réus da ação o ex-prefeito da cidade, Francisco Carlos Fernandes Ribeiro e o ex-secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Wanderley Vacchiano. Durante as investigações foi solicitada pelo MPRJ a prestação de contas da verba doada. No entanto, segundo representantes da própria escola de samba, o documento jamais foi produzido.
A justificativa para a realização do patrocínio foi o fato de a União de Jacarepaguá ter contado no desfile do carnaval de 2005 a história da cultura indígena tupinambá, homenageando a cidade. A ação tramita na 1ª Vara Cível de Araruama.