Rio -  Os casos dos dois inocentes mortos por balas perdidas em importantes vias da cidade, segunda-feira, trouxeram à tona triste número que deixa a população do Rio em alerta. As duas vítimas fatais em Honório Gurgel e na Barra da Tijuca representam, em único dia, o mesmo índice de mortos desta forma no primeiro semestre de 2012.

O Instituto de Segurança Pública (ISP) indica que a primeira metade do ano passado registrou 61 casos de balas perdidas, sendo dois mortos e 59 feridos, a maioria na capital. Em um dos tiroteios entre policiais e criminosos, uma menina de 9 anos ficou ferida na segunda-feira.
Nádia Silvestre ao lado do designer Guilherme Lopes, morto na Barra: ‘Agora, ele virou meu anjo de verdade’ | Foto: Albúm de família
Nádia Silvestre ao lado do designer Guilherme Lopes, morto na Barra: ‘Agora, ele virou meu anjo de verdade’ | Foto: Albúm de família
Ex-capitão do Bope e pesquisador da Universidade Cândido Mendes, Paulo Storani acredita que, apesar das mudanças nas ações de Segurança Pública, os policiais ainda precisam treinar mais a tomada de decisão em momentos críticos.

“Um caso em área urbana requer análise pelo risco de acontecer algo, e os comandantes de batalhões fazem estudos desses casos para evitar que isso se torne uma tendência”, avaliou.

Viúva do designer Guilherme Bischoff Lopes da Fonseca, 26, morto na Barra, Nádia Silvestre, 25, acredita que a violência continuará a mesma na cidade: “É a nossa vida quem fica em pedaços!”.
O vice-governador Pezão no funeral de Edivaldo Pereira, que era irmão do vice-presidente nacional do PSC | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
O vice-governador Pezão no funeral de Edivaldo Pereira, que era irmão do vice-presidente nacional do PSC | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Atingido por dois tiros quando voltava do trabalho numa agência de publicidade, ele foi socorrido mas não resistiu.

“Eu estava servindo o jantar porque faltavam cinco minutos para ele chegar. O porteiro do condomínio veio me avisar. Durante 10 anos, vivemos um amor de conto de fadas que terminou dessa maneira trágica. Ele sempre foi meu anjo da guarda e, agora, virou anjo de verdade”, disse Nádia, emocionada.

O casal oficializou a união há um ano e mudou de São Paulo para o Rio, onde Guilherme veio coordenar projeto na agência.Ele deve ser sepultado hoje, em São Paulo.

Perícia

Pouco antes de Guilherme ser atingido, policiais do 31º BPM (Recreio) foram acionados para assalto em ponto de ônibus, na Av. das Américas.

Um PM chegou a entrar em luta corporal com o bandido, que trocou tiros com outro policial. O criminoso morreu no local e um cabo do batalhão ficou ferido de raspão.

As armas dos PMs e do bandido foram recolhidas para análise e foi feita perícia na viatura. Agentes da 16ª DP (Barra) não descartam a hipótese de o tiro que atingiu Guilherme ter partido da arma de um policial e podem fazer reconstituição.

Imagens de câmeras de monitoramento da área também serão recolhidas pelos agentes.

Pezão vai  a enterro  de pastor

O corpo do pastor Edivaldo Dias Pereira, 58, foi enterrado nesta terça-feira no Jardim da Saudade de Mesquita, na presença de mais de 200 parentes e amigos.

O vice-prefeito do Rio, Luiz Fernando Pezão, esteve presente. Edivaldo é irmão do vice-presidente nacional do Partido Social Cristão (PSC), Everaldo Pereira.

O pastor voltava de Honório Gurgel, quando seu Mitsubishi foi atingido por bala perdida num confronto entre policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) e bandidos que furaram blitz feita para prender ladrões de cargas na Avenida Brasil. Na ocasião, Emily Ramires, 9 anos, foi baleada e sobreviveu.