Brasília -  O resumo que oficializa as decisões tomadas no julgamento do mensalão foi divulgado nesta sexta-feira. O prazo para os réus apresentarem recursos começa a contar na terça e termina no dia 2 de maio.
O acórdão, que é o documento que detalha as decisões do julgamento que condenou 25 e absolveu 12 réus no segundo semestre do ano passado, foi divulgado no "Diário de Justiça Eletrônico", mas só será considerado publicado na segunda-feira.
Doze réus do processo foram condenados com 4 votos favoráveis em um dos crimes aos quais respondiam: João Paulo Cunha, João Cláudio Genú e Breno Fischberg (lavagem de dinheiro); Dirceu, Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Vasconcelos, Kátia Rabello, Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (formação de quadrilha).
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Entre os influentes
O ministro Joaquim Barbosa aparece como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na prestigiada lista da revista "Time". O reconhecimento vem depois de o primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal (STF) ser o relator do julgamento do mensalão.
Na lista da Time, o jurista aparece na última categoria, junto com figuras como a CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, e o presidente da Tunísia, Moncef Marzouki. O outro brasileiro presente é o chef Alex Atala, dono do restaurante D.O.M, em São Paulo.
Barbosa é descrito pela revista como o garoto pobre brasileiro que “viu na educação seu tíquete para fora da pobreza”. A lista destaca que ele trabalhou como faxineiro e datilografista no Senado para se sustentar durante a faculdade de Direito.
“No fim, ele obteve um doutorado da Sorbonne, aprendeu quatro línguas estrangeiras e se tornou professor visitante no Instituto de Direitos Humanos da escola de Direito de Columbia”, escreve a revista.