Rio -  Será que os ‘gênios e gurus’ que controlam a economia e norteiam a presidenta Dilma já estão programando a desoneração da Festa Junina? Menos imposto no amendoim, na canjica, no pé de moleque, na pipoca, no cachorro-quente e no quentão. “Olha a marolinha! É mentira. Olha a cobra! Tá fumando”.
Se tudo der certo, vou poder avisar à minha mãe, pelo WhatsApp, que vou almoçar com ela no Dia das Mães. Agora ela tem smartphone, está desonerado. O almoço vai ser farto este ano, não vai ter ‘quentinha’, cesta básica desonerada. E o tomate? Aquela velha e boa saladinha de tomate com alface, acho que não vai ter. O tomate não pode ficar barato, senão... tomate neles!
Governo varejista? Medidas que nem sei se posso chamar de microeconômicas; mais parece leilão de quermesse. Pesquisa feita pela CNC, avaliando janeiro e fevereiro, mostra que o percentual de famílias com dívidas aumentou. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o número de endividados também apresentou alta. O cartão de crédito foi o nº 1.
De acordo com Serasa Experian, a quantidade de pessoas que procuraram créditocresceu 5,8% no primeiro trimestre de 2013. Vale lembrar que em 2012, por conta do excesso de endividamento dos consumidores e da alta da inadimplência, a demanda por crédito havia recuado 6,8% no primeiro trimestre.
O IPCA do mês de março apresentou variação de 0,47% e ficou abaixo da taxa de 0,60% registrada em fevereiro em 0,13%. No primeiro trimestre, a variação situou-se em 1,94%, acima do resultado de 1,22% relativo ao primeiro trimestre de 2012. Considerando os últimos doze meses, o índice foi para 6,59%, também acima dos 6,31% relativos aos doze meses anteriores. Os números não são nada confortáveis, já estouramos a meta de inflação. Muito cuidado, vamos atentar pelo consumo consciente.
Mário Jorge de Alencastro é vice-Presidente da Associação de Bancos e articulador do Fórum Nacional de Educação Financeira