Rio -  A aprovação do Estatuto da Juventude é uma necessidade não só dos jovens, mas de todo o nosso País, o único da América Latina a não possuir uma carta nacional degarantia dos direitos desta parcela da população. O Estatuto é um instrumento necessário para a formulação de políticas que apoiem o desenvolvimento pleno dos jovens, principalmente entre os mais pobres, os que mais precisam do Estado presente para garantir seus direitos.
A falta de políticas públicas bem definidas para os jovens cidadãos é um fator de injustiça social que deve ser corrigido o mais breve possível . Para se ter uma ideia do alcance desta injustiça, somente no ano passado 27 mil jovens foram assassinados no Brasil, número superior ao de países em guerra. O Estatuto tem como um de seus principais desafios justamente elaborar estratégias para combater este e outros problemas, como a falta de uma política que combata com mais veemência o desemprego juvenil. Direito à vida, à educação, cultura, emprego e à diversidade são ações que garantem um futuro melhor para a juventude. O Estatuto, portanto, enxerga o jovem na sua plenitude, apontando caminhos para garantir que não viva às margens da sociedade.
É claro que a simples aprovação do Estatuto não vai garantir mudanças automáticas, mas será um importante instrumento para que os jovens conquistem os seus direitos. Com esse avanço vamos iniciar um processo de mudança nas políticas estaduais e municipais. Toda lei que trate do tema deverá ter como referência a legislação nacional, a exemplo do que já acontece com o Estatuto do Idoso, e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Trata-se de um avanço na democracia brasileira porque visa promover um país mais justo e desenvolvido.
O Estatuto da Juventude neste momento encontra-se em discussão no Congresso Nacional. Nossa luta é para aprová-lo integralmente o mais breve possível. Afinal, ele já tramita na Casa há 9 anos e entendemos que não é possível esperar mais. Chegou a hora. Nós, jovens militantes brasileiros, contamos com o apoio do Senado e da Câmara para que 2013 entre para a história como o ano da juventude. Aprovação já!
Marco Antônio Cabral é Presidente Nacional da Juventude do PMDB