Rio -  Na véspera do primeiro jogo no novo Maracanã, que será disputado entre amigosde Ronaldo Fenômeno e Bebeto, as obras em volta do estádio parecem distantes de um final feliz. Poeira, concreto e operários tomam conta do entorno e a maior preocupação não é finalizar a obra, mas para dar ao público a impressão de que ela está quase pronta.

Dentro do estádio, o clima também é de preocupação. Ainda existe muita coisa a ser feita até este sábado, quando o estádio será reaberto, mesmo que seja apenas para operários e convidados, que totalizarão cerca de 25 mil pessoas.

“Tem que ficar pronto. Ainda tem sexta e sábado. Se não der, tem que pelo menos fazer uma maquiagem para ficar bonito e resolver depois”, disse um operário que trabalha nas obras dentro do estádio e que pediu não ser identificado.
Maracanã ainda passa por reformas | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Maracanã ainda passa por reformas | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
A correria é grande mas, pelo visto, nem no dia 16 de junho, quando Itália e México fizerem o primeiro jogo no novo Maracanã na Copa das Confederações, o estádio estará pronto. A previsão, não oficial, é de que as reformas continuem até poucos dias antes do início da Copa de 2014.

“Na quarta-feira passada chegaram trinta operários só da prefeitura e hoje (ontem) mais trinta. Ainda assim, não sei se vai dar tempo de terminar todo o entorno. O prazo é curto. Ainda tem muita coisa para fazer até o dia 27”, disse o pedreiro Erivandro, que veio da Paraíba e trabalha há três meses na obra.

Procurada pelo Ataque, a assessoria de imprensa do Governo do estado do Rio informou que não existe uma data para que todas as obras do entorno que não pertencem ao Complexo do Maracanã (de responsabilidade da prefeitura) serem finalizadas. As obras na parte de dentro do estádio, que incluem a demolição do Célio de Barros e Julio Delamare, têm até 30 meses para ficarem prontas após a aprovação dos projetos propostos pelo vencedor da concessão.
Reportagem de Rodrigo Stafford