segunda-feira, 15 de abril de 2013

Limpar o ar-condicionado: passo a passo A limpeza do filtro do ar-condicionado deve ser feita a cada dois meses. Aprenda o passo-a-passo.


ar-condicionado faz com que os ambientes fiquem frescos e agradáveis. No entanto, para que o equipamento de refrigeração funcione adequadamente, é importante se preocupar com alimpeza periódica.
607991 Limpar o ar condicionado passo a passo 1 Limpar o ar condicionado: passo a passoO ar-condicionado precisa ser limpo para não causar crises respiratórias. (Foto:Divulgação)

Os males de um ar-condicionado sujo

Quando a manutenção do ar-condicionado não é feita adequadamente, ele se torna um verdadeiro vilão para a saúde das pessoas. O acúmulo de pó e sujeira aumenta as crises respiratórias, sobretudo de quem sofre com rinite.
Além de prevenir doenças causadas por micro-organismos (ácaros, mofos e bactérias), um ar-condicionado limpo também tem menos chances de apresentar problemas e realiza as funções com mais eficiência.
falta de higienização do ar-condicionado costuma ainda elevar os gastos com energiaelétrica, diminuir a capacidade de refrigeração e até gerar um odor desagradável.

Limpar o ar-condicionado: passo-a-passo

607991 Limpar o ar condicionado passo a passo Limpar o ar condicionado: passo a passoA limpeza do filtro deve ser realizada a cada 2 meses. (Foto:Divulgação)
  
O ar-condicionado proporciona conforto térmico às famílias e aos funcionários das empresas. No entanto, ele precisa de uma limpeza a cada dois mesesConfira a seguir o passo-a-passo para limpar o ar-condicionado.
1. Antes de iniciar a limpeza do ar-condicionado, é fundamental desliga-lo para não correr o risco de levar choque;
2. Limpe a parte frontal do painel com um pano de algodão, retirando assim a sujeira superficial;
3. Retire o filtro usado para a retenção de poeira grossa. A remoção das impurezas deve ser feita com água corrente e sabão neutro;
4. Seque bem o filtro e só reposicione-o no ar-condicionado quando estiver totalmente sem umidade;
5. Se o pano umedecido não for capaz de remover os resíduos acumulados no filtro, existe a possibilidade de sugar com o auxílio de um aspirador de pó.
Observação:
• A higienização do filtro do ar-condicionado não é suficiente para preservar as funções do aparelho e a saúde das pessoas;
• Nos lugares em que o ar-condicionado permanece ligado por mais tempo, como estabelecimentos comerciais, a limpeza do filtro deve ser mais frequente, com um intervalo de 15 dias;
607991 Limpar o ar condicionado passo a passo 2 Limpar o ar condicionado: passo a passoPara a limpeza anual, vale a pena contratar um profissional especializado. (Foto:Divulgação)
• Além da limpeza periódica do painel e do filtro, também existe a necessidade de investir na higienização anual. Este trabalho costuma ser mais complexo porque envolve a manutenção dos dutos, por isso requer mão de obra especializada. O técnico fará um processo de assepsia interna, usando produtos químicos;
• Quanto mais moderno o ar-condicionado, mais simples ele é de manejar e limpar;
• O ar-condicionado do carro também necessita de limpeza periódica para não afetar a saúde.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: