Rio -  Após a paralização, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro voltou aos trabalhos e já iniciou o planejamento para o Carnaval de 2014. Em reunião realizada na noite da última segunda-feira, a Lierj promoveu um encontro entre os representantes das 17 agremiações participantes da Série A e começou a solucionar algumas questões para mais um ano de espetáculo.

Durante a reunião, o presidente e o vice-presidente da Lierj, Déo Pessoa e Renato Thor, e toda a diretoria-executiva saudaram as novas filiadas e parabenizaram as escolas de samba pelos espetáculos mostrados na Passarela do Samba na sexta-feira e no sábado de folia. Além das 15 agremiações que seguem na entidade, passam a integrar a Série A o G.R.E.S. Em Cima da Hora, campeão do Grupo B da AESCRJ, e o G.R.E.S. Inocentes de Belford Roxo, que veio do Grupo Especial da Liesa.
Encontro definiu primeiros detalhes para próximo Carnaval | Foto: Ralph Guichard / Divulgação Lierj
Encontro definiu primeiros detalhes para próximo Carnaval | Foto: Ralph Guichard / Divulgação Lierj
Aprovado por unanimidade entre os presentes, o sorteio da ordem de desfiles para 2014 seguirá os mesmos moldes do ano anterior, com a formação de pares que definirão o dia de apresentação de cada agremiação. Já estão direcionadas, porém, as posições da campeã do Grupo B e da 16ª colocada em 2013, que abrem os desfiles, e da 14ª e 15ª colocadas, que passam a entrar na Marquês de Sapucaí logo em seguida. Sendo assim, já estão apontadas as seguintes posições de apresentação:

Sexta-feira (28/02/2014):
1 - G.R.E.S. Em Cima da Hora (campeã do Grupo B)
2 - G.R.E.S. União de Jacarepaguá (15ª colocada na Série A)
3 ao 8 - Será definido por sorteio

Sábado (01/03/2014):
1 - G.R.E.S. Tradição (16ª colocada na Série A)
2 - G.R.E.S. Alegria da Zona Sul (14ª colocada na Série A)
3 ao 9 - Será definido por sorteio

Outro ponto debatido e acordado entre a Lierj e as agremiações presentes é a questão das datas das finais de sambas-enredo. Com o objetivo de antecipar o cronograma de gravação do CD e proporcionar uma melhor organização, os eventos acontecerão mais cedo do que o habitual. Dessa forma, as agremiações terão que escolher os hinos oficiais até o dia 30 de setembro. A Lierj divulgará posteriormente uma relação com todo o cronograma definido.