Rio -  A prática de atividades físicas está ligada à saúde, mas um exercício mal feito pode gerar problemas sérios, como lesões articulares. Se forem no joelho, a situação é ainda mais delicada, pois é a principal articulação do corpo e seu comprometimento pode derrubar desde o atleta de fim de semana ao esportista profissional.

Foi o que aconteceu com o universitário Matheus Fontes, 21 anos. Numa partida de futebol, rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA). Ele teve que se submeter a cirurgia e ainda vai levar 8 meses para se recuperar totalmente. “As atividades diárias mais simples, como andar e subir escadas se transformam em desafio”, diz.
Até os profissionais, como o lutador Shogun Rua, estão sujeitos a lesões | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Até os profissionais, como o lutador Shogun Rua, estão sujeitos a lesões | Foto: André Mourão / Agência O Dia
“A LCA ocorre em situações de rotação, em que o joelho não acompanha o movimento do restante do corpo, sendo comum em esportes como corredores, jogadores de futebol e tenistas”, explica o médico especialista em joelho Rodrigo Rodarte, do Hospitalys. Esportes de luta, que vêm conquistando cada vez mais espaço nas academias de ginástica, também podem ocasionar lesões.
“Para evitar os problemas, o praticante tem de ser orientado no momento do exercício”, diz o especialista. E não só os iniciantes estão sujeitos às lesões. Lutadores profissionais de MMA, como Maurício Shogun Rua, Wanderley Silva e o canadense George St. Pierre também já comprometeram seus joelhos e tiveram que se afastar temporariamente dos octógonos.
Para prevenir as lesões nos joelhos, Rodarte aconselha que um médico seja ouvido antes que se inicie qualquer atividade física. “As pessoas possuem anatomias diferentes e, às vezes, o que é saudável para um pode machucar seriamente o outro. O profissional saberá indicar que tipo de exercício é mais indicado para aquela estrutura corporal e em que quantidade”, afirma.
Além disso, alongar-se antes e depois dos exercícios, distribuir as atividades físicas ao longo da semana e manter peso saudável são excelentes formas de garantir a saúde das articulações. Além da LCA, também são frequentes nos consultórios a lesão colateral (decorrente de pancada) e a meniscal (desgaste na área de absorção de impacto do joelho).