Rio -  Desde criança tenho um certo pânico de raios. As trovoadas me assustam e os raios me apavoram. E mais apavorada ainda fiquei quando descobri que o Brasil é campeão mundial de raios. De cada 50 raios que caem no mundo, um deles é aqui, no nosso país. Quem me contou foi o físico José Carlos Xavier, professor e profundo conhecedor do assunto. Não posso dizer que fiquei com menos medo dos raios mas, pelo menos, fiquei sabendo de coisas que nem desconfiava e como acho que a informação é uma moeda muito valiosa acredito que deva ser compartilhada. Então, lá vai. Você sabia que a maioria dos raios, ao contrário do que se imagina, não vem do céu para a terra? Vão da terra para o céu. E isto é bom porque quando ele vem do céu pra cá tem um poder destrutivo muito maior. A gente acha que todo prédio tem para raios e isto seria o mais correto, mas quem repara neles, quem fiscaliza? Você sabe se no seu prédio tem?
É importantíssimo porque o raio adora pontas e o edifício mais alto é o que vai atrair a descarga elétrica porque funciona como a tal ponta. E se mora em casa e ela está ao lado de um prédio que tem proteção, você pega carona na proteção dele. Sabe quantas pessoas morreram por conta dos raios no ano passado? Cinquenta. E em 2013? Até agora 130. Há muitos ditos populares sobre os raios. Tipo: não fique perto espelho nem use tesoura quando as descargas elétricas estão acontecendo. O espelho é folclore. A tesoura deve ficar dentro de gaveta por exemplo. Evitar falar ao telefone faz sentido. Os carros são grandes protetores antirraios. E não é por conta do pneu, como se diz, é por causa da lataria. Se o automóvel fosse de madeira não estaríamos protegidos.
E se a gente estiver na rua e os raios começarem, procure se aproximar de um edifício que tenha para raios. Como é que você vai descobrir isto não me pergunte porque não faço ideia. E repare no seu guarda-chuva. É mais prudente que a terminação dele seja de madeira. Segundo o físico Xavier não existe nenhum indício de raio que tenha caído em carros. E isto vale também para os aviões. Quando eles estão voando têm um sistema de proteção para as cargas e não há registro de raios que tenham atingido um avião durante o voo.
Sabe qual é a potência de um raio? Um milhão de tomadas e mil chuveiros elétricos. Cada raio tem 100 milhões de volts. Só pra lembrar, uma tomada doméstica tem 110 volts. Resumo da ópera: se você, eu, qualquer um de nós, estiver num campo de futebol, na praia, à beira de um rio, num local descampado e os raios começarem a infernizar, o mais prudente, óbvio, é deixar o lugar, mas se não puder por algum motivo, deite-se no chão. Naquele momento a melhor solução é imitar os quadrúpedes. Não tenha medo do ridículo e dê seu jeito pra ficar com as mãos espalmadas no chão. Não seja uma ponta.