São Paulo -  Palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, a Arena Corinthians seria uma recompensa ao então presidente do clube paulista, Andrés Sanchez, por iniciar conflito com o Clube dos 13. A afirmação é do mandatário do Atlético-MG, Alexandre Kalil, que em entrevista ao canal ESPN , nesta terça-feira, disse ter recebido a informação do próprio dirigente do clube paulista.

"Ele (Andrés Sanchez) ganharia um estádio (para terminar com o Clube dos 13). Falou pra mim e não pediu segredo. Perguntei para ele: ‘que sacanagem é essa?’. Ele respondeu: ‘Kalil, estou ganhando um estádio’. Virei as costas e saí andando. Porque se me dessem algo assim, eu também detonava a mesa (do Clube dos 13)", disse.
Com gol de Guerrero, Corinthians impõe quinta derrota ao Gigante | Foto: Luiz Fernando Menezes / Agência O Dia
Foto: Luiz Fernando Menezes / Agência O Dia
O conflito entre Corinthians e Clube dos 13 ganhou grandes proporções em 2011, quando após Fabio Koff ser eleito presidente da entidade, Andrés Sanchez rompeu com a associação. O então presidente do Corinthians apoiava Cléber Leite nas eleições para o C13. Leite era o preferido da CBF, mas acabou derrotado. O apoio de Sanchez a Leite teria, segundo Kalil, garantido o estádio   de Itaquera ao Corinthians.

Após a ruptura corintiana com o Clube dos 13, os principais clubes do Brasil deixaram de ser representados pela associação. A partir daquele momento, iniciado pelo Corinthians, os próprias clubes passaram a negociar os valores dos direitos de transmissão do Brasileirão com as emissoras, o que era interesse da CBF.

Orçada em R$ 820 milhões, a construção da Arena Corinthians teve início em 30 de maio de 2011, três meses depois do pedido de desligamento de Andrés Sanchez do Clube dos 13. Ao todo, mais de 1.230 trabalhadores estão envolvidos na obra, que está 70,12% concluída. A previsão é de que o término do estádio ocorra em dezembro deste ano. O primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 será realizado dia 12 de junho, às 17 horas (deBrasília). Além da abertura, São Paulo receberá outras três partidas da fase inicial, uma das oitavas de final e uma da semifinal.
As informações são do iG