Brasília -  O ministro Joaquim Barbosa aparece como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na prestigiada lista da revista "Time". O reconhecimento vem depois de o primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal (STF) ser o relator do julgamento do mensalão.
Foto: Agência Estado
Momento celebridade: Joaquim Barbosa tirafoto com admirador | Foto: Agência Estado
Na lista da Time, o jurista aparece na última categoria, junto com figuras como a CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, e o presidente da Tunísia, Moncef Marzouki. O outro brasileiro presente é o chef Alex Atala, dono do restaurante D.O.M, em São Paulo.
Barbosa é descrito pela revista como o garoto pobre brasileiro que “viu naeducação seu tíquete para fora da pobreza”. A lista destaca que ele trabalhou como faxineiro e datilografista no Senado para se sustentar durante a faculdade de Direito.
“No fim, ele obteve um doutorado da Sorbonne, aprendeu quatro línguas estrangeiras e se tornou professor visitante no Instituto de Direitos Humanos da escola de Direito de Columbia”, escreve a revista.
O reconhecimento internacional de Barbosa acontece no momento em que ele sofre noBrasil críticas ao seu suposto autoritarismo e brigas com a imprensa nacional. Ele também foi citado nas redes sociais como o candidato ideal para ser presidente do Brasil.
Em 2012, três brasileiros figuravam na lista e não estão presentes este ano: Eike Batista, Graça Foster e Dilma Rousseff.