Rio -  Adultos, incluindo idosos, que precisem de cirurgias ortopédicas de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderão contar com o novo Centro de Trauma Referenciado, inaugurado ontem no Instituto de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). O setor vai absorver pacientes graves de hospitais do município e do Estado do Rio. Com a ampliação, o objetivo será atingir duas mil cirurgias anuais.
Entre as unidades de saúde assistidas pelo Centro de Trauma Referenciado estão os hospitais municipais Miguel Couto, na Gávea, e Souza Aguiar, Centro do Rio, além do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, que concentrada a demanda da Baixada.
O paciente transferido levará consigo as referências clínicas de seu hospital de origem e a equipe receberá as devidas orientações para a cirurgia. “Esta rede de comunicação permite agilizar o atendimento, evitando sequelas características de lesões mais graves”, afirma Leonardo Rocha, coordenador do centro.
A iniciativa conta com parceria da Secretaria Estadual de Saúde e vai operar principalmente os traumas ocasionados por quedas, politraumatismos e acidentes de carro. O Centro possui uma equipe multidisciplinar e equipamentos específicos para cada tipo de fratura, além de técnicas de fixação do osso para indivíduos com osteoporose.
O Into possui, hoje, 147 profissionais e 68 leitos de internação disponíveis no setor.