Brasília -  Um posto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), montado em frente à Estação Dom Pedro II, da Central do Brasil, um dos locais mais movimentados da capital fluminense, funciona até esta segunda-feira para tirar dúvidas dos segurados. Uma equipe com 15 servidores do órgão trabalha das 9h às 15h.
Nesta segunda-feira foram feitos 530 atendimentos, a maioria para esclarecer dúvidas sobre aposentadoria e cálculo do tempo de contribuição. Também foi grande a presença de trabalhadores domésticos. Eles que queriam saber, principalmente, se a contribuição previdenciária dos patrões estava em dia.
A diarista Maria Helena dos Santos, de 62 anos de idade, gostou da medida. Segundo ela, um posto do INSS montado na Central do Brasil é um beneficio, porque evita ter que esperar horas na fila da agência da Previdência Social para esclarecer uma simples dúvida. ”Eu trabalho como diarista, então, minhas patroas pediram para eu calcular o tempo de serviço e ver se já posso me aposentar", disse.
O gerente executivo da agência centro do INSS no Rio, Flávio Souza, explicou os serviços que o posto presta ao segurado. “Nós atendemos todos os tipos de serviços, exceto, os de requerimento e os de agendamento nos postos de atendimento do INSS. O atendimento é feito para os casos de aposentadoria, auxílio doença e contribuintes individuais. Além disso, estamos resolvendo os problemas relacionados a débitos em atraso do carnê do contribuinte. Aquilo que não dá para resolver, aqui é encaminhado e resolvido na agência do INSS”.
As informações são da Agência Brasil