Rio -  Segurados do INSS na Baixada Fluminense terão quase 500 vagas a mais para agendar serviços em 17 agências da região. O mutirão, que acontece de segunda-feira a 3 de maio, é para cobrir casos de não comparecimento de segurados no horário e dia marcados nos postos. Serão oferecidos serviços para pedidos de aposentadorias (tempo de serviço e por idade), salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e benefícios da Loas. O agendamento deve ser feito pela Central 135. Os postos funcionam de segunda à sexta-feira das 7h às 19h.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Segundo a gerente-executiva da Regência Duque de Caxias, Lídia Carvalho dos Santos, o INSS registrou índice alto de faltas este mês. Das cerca de 9.500 vagas oferecidas em abril, 20% ficaram ociosas, sem comparecimento de segurado. “São mais 490 vagas para tentar antecipar os agendamentos que ficaram lá para frente. Não podemos perder as vagas para não prejudicar o segurado que realmente precisa e não consegue agendar”, afirma Lídia.
A gerente-executiva explica que o INSS liga dias antes para o segurado confirmar o agendamento. Há situações em que o instituto até antecipa a ida do segurado ao posto. Mas em muitos casos, o trabalhador esquece que marcou o serviço. Há pessoas que nem sabem que estavam agendadas.
“Isso acontece quando atravessadores e advogados tentam represar a agenda”, avalia, ressaltando que o agendamento não precisa de despachantes e advogados para marcar hora.
Atendimento marcado pela Central 135
Para agendar o atendimento, basta o segurado ligar para a Central 135 ou acessar www.previdência.gov.br. É preciso ter em mãos documentos como número de Identificação do Trabalhador (NIT) ou PIS, ou para agendamento de benefício assistencial o CPF, número do telefone celular ou fixo, o nome da pessoa de contato, e, em caso de pensão, o NIT do segurado morto gerador do benefício.
A Gerência-Executiva de Duque de Caxias abrange municípios como Nova Iguaçu, Belford Roxo, Itaguaí, Guapimirim, além de Caxias e outras cidades da Baixada Fluminense.