Rio -  A vacina contra o vírus HPV passará a ser de graça. O Ministério da Saúde anunciará sua inclusão, a partir de 2014, no Calendário Nacional de Vacinação.

A medida é para prevenir o câncer de colo de útero: o HPV, vírus do papiloma humano, é encontrado em cerca de 95% de vítimas da doença.

Inicialmente, a vacina será importada, mas o governo decidiu fabricá-la em instituições públicas do país. Fará uma licitação entre os laboratórios Merck e GSK, os únicos que a produzem, para definir de quem comprará a tecnologia.

Meninas na lista

Meninas até 9 anos serão o foco do programa de imunização: a aplicação deve ocorrer antes do início da vida sexual. A Fiocruz, no Rio, e o Instituto Butantã, em São Paulo, são candidatos a produzir a vacina no Brasil. A escolha será do Ministério da Saúde.

Início na Alerj

A vacinação contra o HPV surgiu de lei proposta na Assembleia Legislativa do Rio pelos deputados Bernardo Rossi e Rafael Picciani e que foi sancionada por Sérgio Cabral. Com o programa federal, o estadual deixará de ser necessário.