Rio -  Para José Alberto Aranha, diretor do Instituto Gênesis — a incubadora de empresas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) —, o empreendedor reúne algumas características essenciais: o inconformismo é uma delas. Mas ele ressalta a necessidade de formação adequada para quem quer ser o próprio patrão. Uma pesquisa do Sebrae feita em 2012 revelou que pelo menos 27% dos brasileiros são empreendedores.
José Alberto Aranha | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
José Alberto Aranha | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
— O que caracteriza um empreendedor?
— Antes de tudo, ele é um inconformado, uma pessoa que acredita numa ideia, num sonho, e não quer ficar preso a estruturas já existentes. Se juntarmos a isso a capacidade de agregar pessoas em torno de uma meta, teremos uma ideia muito próxima de alguém que tem habilidade para empreender.
— O que faz um empreendimento dar errado?
— Nos 15 anos do Gênesis, incubamos 160 empresas, 90% delas continuam funcionando. Quando olhamos para os 10% que não deram certo, enxergamos um fator primordial: problemas dentro da sociedade. Quando os sócios não dividem as mesmas metas e não caminham na mesma direção, o empreendimento corre riscos.
— Até onde um pequeno empreendimento pode chegar?
— Bem longe. Empresas que incubamos já atingiram lucros, somados, de até R$ 1 bilhão por ano. Alunos que aprendem regras de empreendimento, que entram em contato com pesquisas e se aproximam dos investidores podem atingir esses valores.