Rio -  Doença sem sintomas visíveis e associada a adultos, a hipertensão também atinge crianças: 5% das pessoas nessa faixa etária são hipertensas no país. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Instituto de Nutrição Anne Dias, elaborou um cardápio especial para prevenir o mal entre os alunos da rede municipal de ensino do Rio.
Frutas no lugar de doces: iniciativa nota 10 contra o sobrepeso infantil | Foto: Nastasha Prado
Frutas no lugar de doces: iniciativa nota 10 contra o sobrepeso infantil | Foto: Nastasha Prado
Amanhã é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Especialistas alertam que o sobrepeso está entre as principais causas do problema. O Instituto Annes Dias elabora, mensalmente, plano alimentar que considera idade e tempo de permanência das crianças na escola. De acordo com Márcia Fofano, nutricionista do instituto, o planejamento controla sal e gordura na alimentação. Legumes, frutas e verduras estão presentes todos os dias. Já produtos industrializados, ricos em sódio e condimentos, são banidos da dieta. Crianças obesas têm até oito vezes mais chances de terem pressão alta.
“Desenvolvemos um cardápio que não ultrapasse o limite de um grama de sal por dia. As crianças também não comem alimentos que favoreçam a obesidade. Sobremesa somente fruta”, explica.
Gerente do Programa de Hipertensão do município, Cláudia Ramos alerta que crianças com sobrepeso, sedentárias e com histórico de hipertensão na família devem aferir a pressão. Caso seja diagnosticada a doença, o tratamento é feito com mudança de hábitos. “Propomos alimentação saudável e prática de exercícios. Uma criança hipertensa tratada vira um adulto livre da doença”, disse.
Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, feita em 2009, com 60.973 estudantes do 9º ano revelou que menos da metade (43%) pratica exercício físico. Além disso, 79,5% passam mais de duas horas diárias em frente à TV.
Reportagem de Beatriz Salomão