Rio -  Não é preciso ser fã de indie rock para conhecer o som do grupo francês Phoenix, já que o maior sucesso deles, ‘Lisztomania’, virou até trilha de comercial com Ronaldo Fenômeno no Brasil. Mas o grupo provou que tem fôlego para mais que um sucesso: eles acabam de se apresentar como atração principal de uma noite do festival Coachella, nos Estados Unidos, um dos maiores eventos de música do mundo, e lançam agora seu quinto disco, ‘Bankrupt!’.
Deck D’Arcy (na frente) tinha confiança de que o grupo faria sucesso | Foto: Divulgação
Deck D’Arcy (na frente) tinha confiança de que o grupo faria sucesso | Foto: Divulgação
O álbum tem a difícil tarefa de suceder ‘Wolfgang Amadeus Phoenix’ (2009), que revelou a banda para o mundo. “A pressão não é diferente. Sempre se espera que a gente vá fazer o melhor em um disco”, minimiza o baixista Deck D’Arcy, que forma o Phoenix com o vocalista Thomas Mars (casado com a cineasta Sofia Coppola) e os guitarristas (e irmãos) Laurent Brancowitz e Chris Mazzalai.
O CD foi todo gravado ao vivo no estúdio, com todos os instrumentos tocados ao mesmo tempo. “Foi uma coisa bem primária. É como a gente trabalha”, garante D’Arcy. “Queremos passar todos os nossos ideais pelas músicas, isso é muito importante para nós”.
O grupo de Versailles teve que insistir muito para fazer sucesso. “Quando começamos, em 1989, nossas influências eram My Bloody Valentine, Velvet Underground, The Jesus and Mary Chain”, diz, listando bandas inglesas. “Não sabíamos que era cool cantar em francês. As pessoas queriam que cantássemos em francês, mas insistíamos no inglês. Tínhamos muita confiança de que um dia ia acontecer”.