Rio -  Um quarteto que ajudou a solidificar o rock brasileiro convida você para, hoje e amanhã, conhecer o melhor do pop rock uruguaio e argentino, em versões em português. Toni Platão (voz, ex-Hojerizah), Dado Villa-Lobos (guitarra, ex-Legião Urbana), Dé Palmeira (baixo, ex-Barão Vermelho) e Charles Gavin (bateria, ex-Titãs) vão ao Oi Futuro, em Ipanema, apresentar sua nova banda, a Panamericana, no projeto Sonoridades. Acompanhamos um ensaio e vimos: fãs dos rapazes vão se emocionar com as releituras para o material de bandas como No Te Va Gustar, Divididos e Babasónicos, além de cantores lendários como Fito Páez. Mais: músicas dos grupos originais da turma não estão descartadas.
A legião vermelha titânica ataca | Foto: Felipe O`Neill / Agência O Dia
A legião vermelha titânica ataca | Foto: Felipe O`Neill / Agência O Dia
“No bis tudo pode acontecer, até porque a gente não está mais em idade de ficar contrariando plateia”, brinca Platão. O cantor revela que o projeto ainda inclui o lançamento do primeiro CD do Panamericana, produzido por Chico Neves (e gravado no Rock It!, estúdio de Dado, onde também ensaiam), e de uma série em cinco episódios feita para o Canal Brasil, com os quatro tocando e batendo papo com os artistas relidos. “Provavelmente sai tudo em julho ou agosto”, completa Toni Platão.
O grupo fez boa parte das versões em português — o batera Charles, por exemplo, verteu ‘Capitán América’, do portenho Las Pelotas. E chamou amigos como Alvin L (‘Spaghetti Del Rock’, dos argentinos Divididos, que foi uma das raras a ganhar novo título e virou ‘Faroeste Spaghetti’), Herbert Vianna (que destrinchou ‘Mariposa Tecknicolor’, de Fito Páez, com Dado) e o novato Bruno Consentino, da banda carioca Isadora (que, com Platão, verteu ‘Ángel Con Campera’, dos uruguaios do No Te Va Gustar). No sábado, o show ganha transmissão em streaming ao vivo pelos portais do Sonoridades e do Oi Futuro.
Com o show, o grupo pretende que role muito barulho a favor do rock latino no Brasil — tanto barulho, aliás, quanto fizeram no ensaio, durante o qual Dé e Charles chegaram a brincar com ‘Moby Dick’, do Led Zeppelin. “Mais do que simplesmente reler em português, queremos que as pessoas aqui no País conheçam essas bandas”, espera Dado.
Charles Gavin concorda: “Aqui existe uma barreira muito grande com as bandas hispânicas. Só o português e o inglês fazem sucesso, é sempre o colonizado e o colonizador. Por que não fazem um festival igual ao Lollapalooza, mas só de pop rock latino? Muita gente iria gostar de conhecer bandas como o No Te Va Gustar”, recomenda o baterista.
Serviço:
Oi Futuro - Rua Visconde de Pirajá 54, Ipanema (3201-3010). Hoje e amanhã, às 21h. R$ 20. 14 anos.