Gilberto Braga: Preço de banana acabou
O problema é quando olhamos os mais pobres, os que têm salários mais baixos. Estes, considerando que a alimentação é o que mais pesa na cesta básica, estão tendo que destinar mais recursos do orçamento mensal para comer ou estão se alimentando mal, piorando a qualidade do que colocam na mesa.
Qualquer pessoa que vai ao supermercado, bem ou mal de vida, percebe os aumentos de preços nas prateleiras. Nestes seis anos, os campeões do aumento foram, pela ordem: vagem (487%); cebola (249%) ; tomate (225%); cenoura (185%); e, a banana (173%).
Você que tem boa memória deve se lembrar de anúncio de uma loja que passava há poucos anos na TV. Anunciavam que todos os artigos estavam em promoção e eram vendidos por “preço de banana”.
Pois é, bons tempos. Hoje o preço da fruta, como comprovou a pesquisa, é sinônimo de alimento de luxo e carestia.
Professor de Finanças do Ibmec
Nenhum comentário:
Postar um comentário