Rio -  Um abridor de latas e garrafas, destes que se compra por R$ 0,50 em feiras ou supermercados, foi furtado da obra “Sem Título”, de Ivens Machado, avaliada em cerca de R$ 500 mil e exposta no Museu de Arte do Rio (MAR). O furto ocorreu na quinta-feira. A Polícia Civil foi acionada e a Delegacia de Roubos e Furtos investiga o sumiço do objeto.
Herkenhooff, diretor do MAR, na Zona Portuária: polícia acionada | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Herkenhooff, diretor do MAR, na Zona Portuária: polícia acionada | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
“Óbvio que não é pelo valor, já que não era mais o original. Mas esse museu não brinca com segurança. O dono da obra, João Sattamini, me disse que já repôs a peça várias vezes, pois sempre alguém leva na casa dele, mas não podemos aceitar que algo seja levado do museu”, explicou o diretor da instituição, Paulo Herkenhooff.
Um homem de aproximadamente 40 anos levou o abridor e foi flagrado por câmeras de segurança. “Quero crer que foi uma atitude ingênua, pois nesta exposição, as pessoas levam panfletos, textos, interagem com computadores, obras e livros”, avaliou Herkenhooff.
Sobre possíveis riscos às mais de mil obras expostas no MAR, o diretor afirmou estar tranquilo. “Vigilância externa está sendo contratada, temos guardas internos e estamos sempre em contato com o 5º Batalhão da PM”.