Rio -  Único brasileiro que ainda não venceu como mandante na Libertadores, o Fluminense recebe o Caracas nesta quinta-feira, às 22h, em São Januário, com a missão de derrubar a incômoda escrita. Apesar do empate assegurar o Tricolor nas oitavas de final, o técnico Abel Braga garante que a equipe entrará com uma postura muito diferente da mostrada no último Fla-Flu (derrota por 3 a 1) para, assim, engrenar de vez.

“O Fluminense pode jogar pelo empate, mas não jogará para empatar. Não tem como entrar em campo para empatar com três atacantes. Se fosse para administrar, colocaria mais volantes, zagueiros, jogando atrás da linha da bola. Sentimos o desgaste do confronto com o Grêmio, a intensidade imposta pelo Flamengo. Com exceção do primeiro tempo do clássico, vejo a equipe em evolução, mais alegre e mexida com Wellington Nem, Rhayner e Rafael Sobis na frente”, disse Abelão.
Treinador ainda não revelou se vai escalar Bruno ou Wallace | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Abel Braga quer Fluminense disposto a buscar a vitória nesta quinta | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Com uma derrota e um empate no Engenhão, o Tricolor aposta no novo trio ofensivo para melhorar o desempenho no Rio. De olho na próxima fase, o clube se mobiliza para transformar São Januário em sua casa provisória. Falta a torcida comprar a ideia, fato que ainda não aconteceu. Dos 18 mil ingressos colocados à disposição, cerca de 10 mil foramvendidos. Pela importância da partida, a procura é considerada muito baixa pela diretoria.

“Agradecemos a todos os clubes que nos abrigaram em seus estádios: Engenhão, Raulino de Oliveira, Moça Bonita... E agora São Januário. Não temos casa e isso não é legal. Ao menos jogaremos dentro da nossa cidade. Espero que a presença do nosso torcedor seja maior. Precisamos do torcedor. A equipe vai se doar ao máximo para retribuir esse apoio”, prometeu o treinador tricolor.

O filme da eliminação nas quartas de final da Libertadores de 2012, no confronto com o Boca Juniors, não passa pela cabeça do técnico. Apesar da coincidência em relação ao desfalques naquela época — Deco e Fred —, Abel tem plena confiança nos escolhidos que atuarão nesta noite.