São Paulo -  A vitória que se desenhava tranquila ganhou contornos de dramaticidade. O Flamengo foi para o intervalo vencendo por 24 pontos, mas permitiu reação do Paulistano, que cortou a diferença para um ponto no último período. No momento decisivo, Kojo chamou a responsabilidade e ainda contou com as bolas de três de Marquinhos e Duda para ajudar o Rubro-Negro a vencer, nesta segunda-feira, por 100 a 91. O Fla fez 1 a 0 na série melhor de cinco das quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB).
Foto: Divulgação
Shilton enterra e faz mais dois pontos para o Fla | Foto: Divulgação
O Flamengo mostrou seu poderio ofensivo. Foram 17 arremessos certos de três pontos em 26 tentativas (aproveitamento de 65%). Cinco jogadores anotararm dois dígitos na pontuação. O cestinha do jogo foi o ala Marquinhos, autor de 24 pontos. Kojo e Duda anotaram 18 pontos cada um. Benite, com 100% de aproveitamento, fez 16. Caio Torres marcou 10. Kojo ainda anotou um duplo-duplo ao dar 10 assistências.

Se o ataque correspondeu, a defesa rubro-negra foi mal no segundo tempo. O Flamengo voltou a sofrer um apagão e levou 40 pontos no terceiro período. A reação do Paulistano foi comandada por Elinho, autor de 22 pontos, quatro a mais do que o americano Toyloy.

Flamengo e Paulistano voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, desta vez no Tijuca, às 20h30.

O JOGO

O Flamengo começou a partida a todo vapor e tratou de abrir vantagem no placar. O Rubro-Negro soube explorar o garrafão com Caio Torres e os arremessos certeiros de Benite e Kojo. Superior, o Fla abriu 12 pontos na parcial: 27 a 15.
Foto: Divulgação
Marquinhos lidera vitória do Fla | Foto: Divulgação
O Paulistano fez uma corrida de 5 a 0 no início do segundo quarto, mas Marquinhos tratou de acabar com a reação do rival e fez cinco pontos consecutivamente. Ao lado de Duda, o ala comandou o Fla em quadra, que abriu ainda mais vantagem e foi para o intervalo com 24 pontos de frente (52 a 28).

O clube paulista voltou com outra postura no segundo tempo, contou com um apagão rubro-negro e fez 10 a 0. O Fla tentou reagir, mas o Paulistano cortou a diferença do placar para 10 pontos (57 a 47) e obrigou José Neto a parar o jogo. O Flamengo até melhorou ofensivamente, porém, penou na defesa, tanto que levou 40 pontos na parcial (mais do que no primeiro tempo inteiro) e viu sua vantagem minguar para sete pontos (75 a 68).

No último quarto, o Paulistano cortou para um ponto a diferença no placar. Kojo chamou a responsabilidade. O armador fez duas cestas de três seguidas. As bolas longas dos dois lados passaram a cair. O jogo ficou emocionante. Com um tiro longo de Duda, o Fla abriu seis pontos. O técnico Gustavinho parou o jogo. De nada adiantou. Marquinhos converteu um bola de três. O Flamengo sofreu, mas venceu o primeiro duelo.