Rio -  Não está no roteiro, mas o divertido locutor Cabeção, da FM O Dia, não resiste e, assim que avista na plateia o brilhante Milton Cunha, chama o carnavalesco ao palco do Lapa 40°. Muito à vontade, como lhe é característico, com o convite inesperado, Cunha assume o microfone para anunciar Viviane Araújo como vencedora na categoria Musa da Sapucaí na 16ª edição do Tamborim de Ouro — premiação do jornal O DIA  aos melhores do Carnaval 2013 — e, juntos, protagonizam o momento inesperado e um dos pontos altos da festa. “Você está gostosíssima!”, elogia ele. “Ah, essas mulheres maravilhosas, que nos fazem querer deixar de ser gays e ser heterossexuais!”, gargalha.
Foto: Alexandre Brum e André Luiz Mello / Agência O Dia
Fotos: Alexandre Brum e André Luiz Mello / Agência O Dia
É nesse clima de descontração e risada, com muita batucada, show do grupo Clareou e presença de alguns dos mais ilustres nomes do samba, que se desenrola o evento na noite de terça-feira. A emoção também dá o tom. Viviane não perde o rebolado e segura o choro ao receber o troféu e lembrar do pai, que a levava aos desfiles e foi seu “maior incentivador”. Já Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija Flor, não consegue e deixa escapar umas lágrimas ao ganhar o prêmio de Casal Nota 10 com o mestre-sala Claudinho.
“Todo sambista sonha ser premiado e aclamado pelo povo”, discursa ela, ressaltando que os vencedores são escolhidos pelos leitores de O DIA. “Já é o nosso sexto ou sétimo prêmio, com toda humildade. O meu sorriso continua o mesmo e sempre vai continuar”, garante, chorando.
O Tamborim de Ouro 2013 também registra comemorações de estreias na Avenida. “Estou no Carnaval desde 1986 e essa é a primeira vez que tenho um samba campeão. A grande novidade este ano foi essa”, decreta Arlindo Cruz, vencedor na categoria Samba do Ano ao lado de parceiros como Martinho da Vila, pela música que embalou a Vila Isabel na Marquês de Sapucaí.
Ninguém aguenta mais referências à música ‘Devagar, Devagarinho’ quando se fala de Martinho, mas é inevitável, afinal, “comendo quieto”, com seu jeito tímido e discreto, o bamba termina a noite em primeiro lugar, como o mais premiado, faturando ainda o troféu Destaque da Avenida. “Confesso que desse troféu eu gostei mais. O outro (Samba do Ano), eu já esperava e fico feliz da vida por isso. Qualquer homenagem me emociona, até quando ganho uma plaquinha”, empolga-se o grande Martinho.
O inconfundível timbre de Neguinho da Beija-Flor leva o prêmio A Voz da Avenida e ele, claro, encerra a noite cantando com a bateria da Mocidade, também premiada. Pede um ré maior e puxa a sua novíssima ‘Obrigado, Jesus’. “Todos acompanharam meu problema de saúde. Fiz essa música para coroar a minha cura do câncer, há um mês. Sou um vencedor”, festeja.