Rio -  A feira “Artesanatos do Mundo” desembarca no Rio de Janeiro na próxima sexta-feira, com diversas opções exóticas de decoração e arte como, por exemplo, o artesanato turco da região da Capadócia. A feira ocorrerá até o dia 12 no Shopping Nova América e contará com 50 expositores, a maioria deles artesãos que representam suas comunidades.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Queremos que o nosso visitante tenha a oportunidade de conhecer outras culturas, por meio do artesanato”, explica Carmem Fernandes,coordenadora da feira. Segundo ela, o artesanato é uma forma de expressão que permite a todos compreender o estilo de vida do povo que o produz. “Esta é uma oportunidade única para escolher um presente diferenciado às mães, já que esta etapa ocorre na véspera do Dia das Mães”, afirma.

De acordo com Carmem, uma das atrações da feira é a participação dos artesãos de 17 países, que estarão expondo seus trabalhos, confeccionando-os e apresentando as curiosidades culturais por trás de cada peça.

A espanhola Mireya Flores Romero, que trabalha com as delicadas filigranas em prata da ilha de Bali, na Indonésia, destacou que nunca havia participado de uma feira onde era tão evidente o cuidado e a preocupação em destacar a cultura por meio do artesanato. Ela participou de duas edições no ano passado e já garantiu presença neste ano.

O egípcio Ahmed Ramadan, que também participará pelo segundo ano da feira, trabalha com o artesanato do Egito e Tunísia, disse que as três edições que participou no ano passado estiveram entre as melhores do ano, em todos os aspectos.

A artesã peruana Elizabeth Aristides, que é representante do tradicional e colorido artesanato andino de Machu Pichu, também já confirmou participação na feira deste ano, alegando que as etapas do ano passado foram um sucesso.