Estados Unidos -  Bill Richard esperava chegar em casa na segunda-feira exausto depois de correr a Maratona de Boston, onde sua família aguardava na linha de chegada. Mas ele retornou devastado pela morte de seu filho mais novo, Martin, 8 anos, uma das três vítimas fatais das duas bombas que terroristas detonaram na cidade americana. Num hospital, sua mulher, Denise, luta pela vida após uma neurocirurgia. E a filha caçula, Jane, 6, perdeu uma das pernas. O filho mais velho, Henry, 12, escapou ileso.
Martin, 8 anos, morreu logo depois de abraçar o pai, que correu na Maratona de Boston | Foto: Reprodução da Internet
Martin, 8 anos, morreu logo depois de abraçar o pai, que correu na Maratona de Boston | Foto: Reprodução da Internet
Krystle Campbell, gerente de restaurante, 29 anos, estava na linha de chegada, com a amiga Karen Rand, que fora ver o namorado correr. Krystle se preparava para tirar fotos do rapaz quando morreu. Karen teve de amputar uma perna. O terceiro morto era um estudante de pós-graduação da Universidade de Boston, de origem chinesa. Seu nome não foi divulgado a pedido da família.
“Agradecemos aos parentes e amigos, os que conhecemos e os que não conhecemos, pelos pensamentos e orações. Peço que continuem a rezar por minha família e pela memória de Martin”, declarou Bill, que é líder comunitário em Dorchester, Massachusetts, onde mora. Na hora da tragédia, o menino correra para abraçar o pai, que se aproximava da chegada. Ao voltar à calçada para se juntar à mãe, a bomba explodiu.
“Minha filha era a mais amorosa das meninas. Ajudava a todos. Estamos chocados”, disse William Campbell, sobre Krystle. No hospital, médico chegaram a informar, por engano, que Krystel sobrevivera e Karen morrera. Mas, na verdade, a jovem estava com os documentos da amiga ferida, e o engano foi desfeito. Karen segue internada.
Pregos e panela de pressão
As duas bombas, artesanais, foram montadas em panelas de pressão, com pólvora. Pregos e pedaços de ferro foram usados para potencializar o efeito letal. As panelas estavam em bolsas pretas, no chão, e podem ter sido acionadas por celular.
O presidente Barack Obama irá a Boston amanhã para cerimônia com vítimas do ataque. Ontem ele disse que o caso é investigado como “ato de terrorismo”, mas que o FBI ainda não descobriu se o crime foi cometido por um grupo internacional ou nacional.