Rio -  Um falso policial foi perseguido e preso em flagrante em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na madrugada desta sexta-feira. Com Carlos Henrique Pereira de Mendonça, de 45 anos, policiais do 19º BPM (Copacabana) apreenderam uma carteira e um distintivo da Polícia Civil, uma pistola municiada e com a numeração raspada, algemas, coldre e mais de 100 DVDs de filmes pornôs, supostamente piratas. A polícia vai investigar a denúncia de que o falso agente vinha ameaçando, agredindo e roubando garotas de programa na orla de Copacabana, onde teve início a abordagem da PM.
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
O falso policial foi denunciado por garotas de programa à PMs do 19º BPM, baseados em uma cabine na orla da Avenida Atlântica. Elas reclamaram da forma agressiva como o Carlos Henrique se identificava e as ameaçava. De acordo com as características descritas, os policias localizaram o suspeito na altura da Praça do Lido. Ao ser abordado, ele entrou no Ford Fiesta verde, placa LBA-8128, de São Gonçalo. Na fuga, ele quase atropelou um dos PMs e passou por uma blitz da Lei Seca sem ser parado, segundo um soldado.
Carlos Henrique foi perseguido por mais de três quilômetros e acabou abordado na RuaReal  Grandeza, em Botafogo, a um quarteirão do Cemitério São João Batista. Durante a revista, os PMs encontraram a carteira e o distintivo da Polícia Civil, além das algemas e da pistola Beretta calibre 7.65 com sete munições e numeração raspada, além dos outros pertences. Segundo os PMs, Carlos disse que seu sonho era ser policial. Ainda de acordo com os militares, o acusado disse ser morador do bairro do Humaitá, na Zona Sul, graduado em Educação Física e Bacharel em Direito.
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Carteira usada pelo falso policial | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Na 12ª DP (Copacabana), central de flagrantes da região, os policiais civis confirmaram que a carteira da corporação era falsa. O documento tinha dados numéricos (matrícula, registro) do cadastro de um outro policial civil. No veículo foram encontrados 105 DVDs de filmes pornográficos. O carro apreendido está em situação regular, mas cadastrado em nome de uma mulher.
'Policial' tinha sete passagens criminais
Segundo a delegada Verônica de Oliveira Ricio, Carlos Henrique foi autuado por falsificação de documento público e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, com numeração raspada. As penas somadas podem chegar a 12 anos de prisão. Ele já tinha sete passagens pela polícia pelos crimes de extorsão, lesão corporal e porte ilegal de arma branca. Os DVDs, a arma, o distintivo e a carteira da Polícia Civil serão periciados. Um procedimento administrativo foi aberto para investigar a origem da falsificação do documento.
Ainda de acordo com a delegada, a polícia vai investigar a denúncia feita por mulheres à PMs de que Carlos Henrique vinha agindo na orla de Copacabana a cerca de duas semanas, ameaçando, roubando e agredindo garotas de programa se dizendo policial. Nenhuma das supostas vítimas esteve na delegacia até o início da manhã para reconhecer o acusado e registrar queixa.