terça-feira, 16 de abril de 2013

Erros ao tratar diabetes O diabetes é uma doença que deve ser tratada corretamente para não causar problemas graves. Veja os principais erros ao tratar diabetes.


Para a maioria das pessoas, receber o diagnóstico de diabetes é sinal de desespero. Afinal, o comentário sobre a doença é de que ela é grave, pode causar cegueira e até amputação de membros. Porém, a única verdade é que o tratamento deve ser contínuo e deve ser levado a sério para que não surjam complicações. Saiba mais sobre o assunto e veja os erros ao tratar diabetes.
608707 A aplicação da insulina deve ser feita corretamente. Foto divulgação Erros ao tratar diabetes A aplicação da insulina deve ser feita corretamente. (Foto: divulgação)

O que é Diabetes

diabetes é uma síndrome metabólica que tem várias origens, proveniente da falta de insulina ou da incapacidade da mesma em desempenhar suas funções de maneira adequada.
A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo de glicose. A falta desse hormônio gera uma queda da metabolização da glicose e em consequência é gerado o diabetes. Sendo assim, ele é caracterizado por altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente.

Tipos de diabetes

1. Diabetes tipo 1: é causado pela destruição das células que produzem a insulina, devido a deficiência do sistema imunológico dos quais os anticorpos atacam as células que produzem esse hormônio. O diabetes tipo 1 acomete cerca 5 a 10% dos casos;
  
2. Diabetes tipo 2: gerado pela resistência à insulina e deficiência da secreção da mesma. O diabetes tipo 2 é responsável por 90% dos casos;
3. Diabetes gestacional: redução da tolerância à glicose, diagnosticado pela primeira vez durante a gravidez, podendo permanecer ou não após o parto. A causa ainda é desconhecida;
4. Outros tipos: são provenientes de defeitos genéticos associados a outras doenças e uso de remédios. Podem se apresentar como defeitos genéticos da função da célula beta, defeitos genéticos na ação da insulina e muitos outros.
 Erros ao tratar diabetes A mudança de hábitos alimentares é essencial para tratar a diabetes. (Foto: divulgação)

Principais erros ao tratar o diabetes

1. Não usar corretamente os medicamentos: tratamento do diabetes necessita do uso adequado de medicamentos. Sendo assim, é necessário tomar os remédios em horários e doses corretas para garantir a eficácia do tratamento.
2. Aplicação errada da insulina: a aplicação da insulina deve ser feita corretamente sob via subcutânea. É muito comum os pacientes aplicarem de forma errada por intramuscular, dificultando os efeitos da ação da mesma.
3. Alimentação inadequada: o tratamento do diabetes não consiste somente no uso de medicamentos e aplicações de insulina. O indivíduo deve adotar novos hábitos alimentares para que o controle da glicemia seja eficaz.
4. Não praticar atividade física: o sedentarismo e obesidade são fatores que influenciam no tratamento do diabetes. Sendo assim, é essencial praticar exercícios físicos para melhorar aqualidade do tratamento da doença.
5. Fumar: o cigarro pode interferir no tratamento do diabetes, por isso ele deve ser evitado e parar de fumar é uma excelente opção.
6. Não controlar a pressão arterial: o descontrole da pressão arterial pode ser prejudicial para o tratamento do diabetes. Sendo assim, é necessário tomar os medicamentos corretos, ter uma boa alimentação pobre em sódio e praticar exercícios.
608707 O controle da glicemia deve ser feito diariamente. Foto divulgação Erros ao tratar diabetes O controle da glicemia deve ser feito diariamente. (Foto: divulgação)
Os erros no tratamento da diabetes são muito comuns e podem interferir na eficácia do mesmo. Por isso, é muito importante ficar atento para que o tratamento seja realizado de maneira correta. Aposte nas mudanças de hábitos de vida e utilize os medicamentos conforme as instruções do médico.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: