Rio -  Faltam 13 dias para o encerramento do prazo para prestar contas ao Leão e, na reta final, contribuintes enfrentam dificuldades para enviar o formulário do Imposto deRenda por meio do aplicativo oficial da Receita, o ReceitaNet. A declaração do IR precisa ser entregue até o dia 30 deste mês, mas o erro de sistema tem impedido a conclusão da operação.
Joaquim Adir: “Quem não fizer o ajuste de IR abre mão do direito” | Foto: ABr
Joaquim Adir | Foto: ABr
Ao finalizar o preenchimento e tentar enviar a declaração, contribuintes são surpreendidos com a mensagem: “Ocorreu um erro inesperado e a declaração não foi gravada. Caso o problema persista, entre em contato com a Receita Federal do Brasil”. Preocupados com o prazo, muitos contribuintes criaram fóruns na internet para compartilhar o problema e buscar solução, antes do término do prazo estabelecido.
De acordo com Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda, a mensagem é desconhecida para o suporte técnico da Receita e será analisada. “No programa disponibilizado pela Receita não existe mensagem com esse texto, mas o setor responsável fará uma análise para verificar o problema”, diz
A menos de 15 dias do fim do prazo para o acerto de contas, foram enviados 10 milhões de declarações, de um total esperado de 26 milhões de documentos.
PRAZOS
Especialistas alertam que deixar a declaração para a última hora não é boa opção. Pressa e falta de atenção no preenchimento do formulário podem causar transtornos. “Muitas vezes um descuido pode gerar problemas. Informações erradas ou omissão de algum dado pode levar o contribuinte a cair na malha fina”, destaca Juliana Fernandes, gerente operacional e especialista em Imposto de Renda da MG Contécnica.
Deixar para a última hora pode fazer o contribuinte perder o prazo e pagar multa. Após o dia 30, há multa de 1% por mês ou fração de atraso sobre o total do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74. No máximo, o contribuinte paga 20% do imposto sobre a renda devida.